domingo, 30 de setembro de 2018

Lúdico Adulto



MOMENTO LÚDICO PARA ADULTOS

Pensamos em momentos lúdicos para os adultos, tais como: a dinâmica do espelho, a dinâmica do balão com o bombom e a questão da música. 

Dinâmica do espelho:
A pessoa responsável por aplicar a dinâmica começará mostrando a caixa fechada e explicará que ali dentro tem uma foto de uma pessoa extremamente importante para aquele grupo. Assim que a primeira pessoa for a frente para realizar a dinâmica, o responsável deverá solicitar que ela não revele o que está vendo (que no caso sera ela mesmo se refletindo no espelho). O próximo passo seria solicitar que a pessoa olhe para dentro da caixa e começa a dizer quais são as características dessa pessoa de uma forma que o grupo consiga descobrir quem é o personagem. A dinâmica deve ser repetida com o restante do pessoal. 
Dinâmica da música:
Colocamos uma caixinha de música com varias músicas tocando, e em determinados momentos pedimos para os colegas tirarem um papelzinho onde tinham varias palavras sortidas em uma caixinha. O objetivo dessa dinâmica é resgatar a memória dos colegas, em lembrar trechos de músicas que coincidem com a palavra tirada pela pessoa. 
Dinâmica do bombom e do balão:
Colocamos um bombom e um recadinho em cada balão,para que na hora determinada,os colegas estourassem o balão e desfrutassem do bombom e de ler uma mensagem agradável. 

Equipe formada pelos discentes:

- Gabriela Lago
- Helen Dádiva
-Juracy Netto
- Maíse Evangelista 
- Natila Victoria 
- Neila Maciel 
 -Suelma Geovana

PEDAGOGIA- MATUTINO- COMÉRCIO
1 E 2 SEMESTRE 

Psicomotricidade- Circuito de Movimento


           CIRCUITO DE MOVIMENTO


PSICOMOTRICIDADE:

A psicomotricidade procura entender emoções cognitiva e motores nas diversas fazes da vida do ser humano . Na psicomotricidade foi observado que o corpo deve receber estímulos para o seu desenvolvimento harmônico . Podemos encontra um conjunto de estímulo no circuito de movimento, pois ele proporciona muita criatividade e diversidade de movimentos .

  Mas afinal o que é circuito de movimento ?

      Circuito de movimento é uma sequência fechada em que podem ser criados diferentes proposta de deslocamento ( corridas, saltos , equilíbrio , coordenações). Através dos círculos motores , as crianças exploram o  ambiente , experimentando os movimentos que o corpo é capaz de realizar , possibilitando o reconhecimento de si.  Desta forma a nossa equipe elaborou a seguinte sequência.



O circuito que nossa equipe desenvolveu, tinham os seguintes itens:
     -Escada ( pulo aberto e fechado)
     -Disco ( Equilíbrio ) 
     -Cone( Coordenação Motora)
     -Barra ( Salto) 
     - Labirinto(  Aprendizado e Autonomia)                                                                                                                                                                       
 Foram momentos que ficaram na memória para todos os membros da equipe, pois, estimulou a atividade física, houve socialização com os demais colegas, e com certeza, despertou momentos lúdicos para toda a turma. Foi uma manhã incrível e espetacular. 






         

Equipe Formada Pelo Discentes :



Gabriela Lago e Silva SoaresHelen Dádiva Santos PereiraJuracy Veloso da Silva NetoMaria de Fátima dos Anjos Barreto MotaNatila VictóriaNeila Maciel PereiraSuelma Geovana 



Curso: Pedagogia
Turno : Matutino
Campus : Comércio

Psicomotricidade

Psicomotricidade

  ● Psicomotricidade é o nome dado para o estudo do corpo humano em movimento, relacionando o seu mundo interno e externo.
  ● Circuito de movimento para desenvolver a coordenação motora de forma individual de cada pessoa.

    - Circuito de Movimento

  ● Realizamos um circuito de movimento com materiais fáceis de se encontrar e se ter, com o objetivo de que cada participante pense com seu corpo em movimento, são elas:
     1º) Atividade de pegada (Atividade com sandálias)
- Objetivo: A pessoa tem que pensar e agir com esperteza, pois cada pulo ela pode errar a aterrissagem, tendo um par de pegadas aumentando a dificuldade para manter-se em equilíbrio constante a cada pulo.
- O obstáculo é realizado colocando os pares de sandálias da parte superior para baixo na areia, começando na sequência de forma reta e a seguinte de lado, e assim sucessivamente.


     2º) A caminhada em S (Atividade com Corda)
- Objetivo: A pessoa tem que conseguir manter o equilíbrio enquanto caminha tendo movimentos paralelos restringidos, dificultando o êxito da realização da atividade.
- O obstáculo é realizado pondo a corda em formato de um S na areia.


     3º) O Túnel (Atividade com bambolês)
- Objetivo: A pessoa terá que usar de sua capacidade de pensar como poderá passar, pois é proibido se esbarrar no bambolê e acabar o retirando da sua posição base, aumentando a dificuldade.


     4º) O corredor estreito (Atividade com cabo de vassouras)
- Objetivo: A pessoa terá que fazer uma caminhada por um caminho estreito, proibido cruzar a barra que restringe seus movimentos, tendo que manter sua postura juntamente com o equilíbrio sendo a chave para completar esse obstáculo.
- O obstáculo é realizado com 2 pares de cabos de vassouras, pondo as a uma distância de uma pegada em relação a outra.



     5º) O golzinho (Atividade com uma bola e um bambolê)
- Objetivo: Após ter passado por todos os obstáculos, a pessoa terá que chutar a bola no centro do aro (bambolê) para completar o circuito de movimento. Melhorando seus sentidos de pontaria com a coordenação da visão trabalhando junto com o corpo.
- O obstáculo é realizado pondo o bambolê fixado na base na areia, a bola é colocada frente ao aro a uma distância de 6 passos.


Vídeo do circuito sendo completado:


Dados Adicionais:
  ● As atividades são recomendadas para a idade de 4 a 10 anos;
  ● O circuito mostrado deve ser montado em uma praia.
  ● Experiência de um dos participantes do circuito nosso circuito:
- A Atividade simplesmente muito divertida, a dificuldade intensa logo no começo é bem relativa até o final, desde a passagem da caminhada da corda em S até a passagem pelo corredor estreito, exigindo muita disposição no trabalho conjunto do corpo e mente para não errar.
  ● O circuito de movimento proposto oferece justamente o desenvolvimento do trabalho conjunto da mente e do corpo para a criança, completando em sequência mais de uma vez o circuito para o seu aprendizado.
  ● Comentário da Equipe referente aos outros circuitos de movimento dos colegas:
- No dia da realização desse circuito, houve muitos outros dos nossos colegas que fizeram o seu, cada um trabalhando em conjunto com o outro, tivemos novas experiências presenciando ideias inovadoras que podemos levar na nossa bagagem no processo de nossa formação, onde há muitos circuitos de movimentos com diversos objetivos que podemos trabalhar para o desenvolvimento da criança.


Equipe:
- Eric Nunes, Grasiela Melo, Josenilda Sousa, Iêda Pio, Liliane Santos, Lizmara Santana, Mirlie Pereira e Rafaella Domingos.


Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) - Campus: Comércio
Curso: Pedagogia (2018.2 - Matutino)

Circuito de movimentos


Psicomotricidade
É o estudo do homem através do seu corpo em movimento, a integração das função psíquicas e motoras, como ele se relaciona com o mundo que o cerca, com finalidade psicológica e pedagógica.  Está diretamente ligada a coordenação motora, equilíbrio, lateralização e tonicidade sendo assim se torna de grande importância para o desenvolvimento da criança

O circuito de movimentos
 Através dos circuitos motores, as crianças exploram o ambiente, experimentando os movimentos que o corpo é capaz de realizar, possibilitando o reconhecimento de si como indivíduo. O trabalho com movimento tem como objetivo possibilitar às crianças se deslocarem com destreza ao andar, correr, pular, favorecendo o sentimento de confiança nas próprias atitudes motoras, além de desenvolver o equilíbrio, a agilidade, noção espacial e a segurança, A nossa equipe realizou esse circuito com objetivo de diversão de aprendizado, foi muito enriquecedor entender a relação do corpo, das funções motoras e como isso está ligado diretamente no desenvolvimento infantil.





Exercícios do circuito
Corrida ziguezagueando os cones

Os cones coloridos são posicionado a uma distância aproximada de 60 cm, retos e perpendiculares uns aos outros e as crianças devem correr em  ziguezague, é necessária a atenção, e agilidade nesta atividade.


Corrida lateral nos cones vazados
Os cones vazados são posicionados em paralelo a pouca distância, e as crianças devem corre de lado, é preciso esforço, noção espacial, agilidade e concentração .


Andar sobre a corda
A corda é posicionada em linha reta e a criança deve transpassar um pé por vez para estimular o seu equilíbrio.



Sobre o circuito dos colegas
O circuito de movimento dos outros grupos, foram diferentes, a primeira impressão é de que seriam um pouco complicado, porém em todos eles haviam sempre um ou mais colegas que instruíam para que o circuito fosse concluído como planejado.
Dentre eles o da equipe de Alexandra onde teríamos que saltar sobre uns bambolê que estavam em pé, logo após passar por debaixo da corda e ir ziguezagueando entre umas garrafas. Eles utilizaram de materiais diferentes como a garrafa pet, o que também é interessante, pois torna o circuito acessível a mesmo quem não dispõe de materiais como cones, cordas e etc
Interessante a forma como montaram o circuito mantendo em destaque o equilíbrio e atenção.


Equipe: Ivana Gomes, Danielle Casaes, Laís Barbosa, Maiara Leonarda, Ester Batista, Poliana Assis, Larissa.

Circuito de Movimento

Sobre psicomotricidade:

A psicomotricidade é tida como uma ciência que estuda o indivíduo através de seu movimento e interação com o mundo, uma ação com fins pedagógicos e psicológicos que utiliza os parâmetros da educação física a fim de melhorar o comportamento da criança com seu corpo. O ato de se movimentar está diretamente ligado ao aspecto mental. É importante que a criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como o ato de se mover pode ser determinante para sua vida.


Independente da idade, a interação é fundamental no processo de aprendizagem. A criança precisa interagir com os colegas, os professores e a família e, para isso, é preciso estabelecer comunicação, tanto verbal quanto não verbal, através dos gestos. É indispensável trabalhar o desenvolvimento psicomotor com as crianças para que elas possam elaborar melhor seus movimentos e tudo que se refere ao seu entorno.


Desenvolvimento do circuito:

Foi construído um circuito de movimento focando no exercício da coordenação motora e equilíbrio da criança, voltado para faixa etária de 5-7 anos, que é quando esses aspectos começam a entrar em um processo de amadurecimento. Esses exercícios têm o intuito de estimular o desenvolvimento dessas funções de maneira lúdica, para que possam se divertir ao mesmo tempo em que se dedicam a atividade, assim tendo eficácia nesse desenvolvimento.


Objetos utilizados:
  • Círculos feitos em papelão decorados com tinta 
  • Corda 
  • Colher 
  • Bolinha "pula-pula" 
  • Sacola de pano 
  • Bola de meia 
  • Corda 


Círculos de papelão pintados.


Bolinha pula-pula e colher de tamanho médio rasa.

Bola feita com meias.


Etapa 1: Salto nos círculos

Os círculos são posicionados em fileira à uma distância considerável uns dos outros. O objetivo é pular dentro dos círculos, com os braços juntos esticados a frente do corpo e os joelhos flexionados. Além da criança precisar de atenção e concentração, os pulos exigem bastante equilíbrio nas pernas e braços para que salte na distância e ângulo corretos, atentando para a área delimitada. Os círculos coloridos chamam atenção e estimulam sua curiosidade para participar da atividade.


Círculos organizados em fileiras.


Saltando!

Saltando (com espectadores atentos em volta).


Etapa 2: Percurso na corda com bola na colher

A corda é posicionada em linha reta. O objetivo é andar por cima da mesma, com um pé na frente do outro, enquanto equilibra a bolinha na colher com a boca. A concentração, o equilíbrio, a coordenação e atenção são mais exigidas. 


Equilíbrio, concentração e destreza!



Etapa 3: Arremesso de bola na “cesta”


Enquanto outras duas pessoas seguram a sacola aberta à uma distância considerável, como uma cesta, deve-se arremessar a bola nela. A atividade estimula a percepção visual, exigindo foco no alvo, e a atenção à força/intensidade aplicada no arremesso da bola.



Analisando a distância e o alvo.

Atenção para não errar.


A felicidade de ter acertado o alvo.




Bianca da Silva, Hanna Luiza, Myrela Vivas
Natalia Oliveira, Zulmira Fernandes

PEDAGOGIA – 2º SEM – MATUTINO – COMÉRCIO

sábado, 29 de setembro de 2018

Lúdico adulto

Centro universitário  Jorge  Amando
 Discentes:Amanda Nascimento , Isabela, luzimari.

Lúdico  adulto (caixa musical).

Hoje  na  brinquedoteca  desenvolvemos  o jogo  caixa  musical  onde   tinha  palavras  surpresa  dentro caixa   tinha que cantar um música  de acordo com palavra  assim  resgatamos   da nosso  memória   MPB, músicas  infantis  e ampliamos   o conhecimento  musical.

Corrida das cores.

Centro  universitário    Jorge  Amando
 Campus:paralela
Turno:matutino
Discentes:Amanda Nascimento , luzimari e Isabela.

Corrida da cores:

  Na aula de hoje tivemos  a oportunidade  de  construir um brinquedo,o  grupo  decidiu construir  o jogo  corrida das  cores   por ser divertido e  permite  a socialização  entre  pessoas.

Matérias  para construção  do jogo:
1 caixa  de ovo
5 folhas de E.v.a
1 caixa de leite para ( fazer o dado).

 Regra do jogo :

O jogador  escolher  a cor da sua Corujinha  para começar  a partida , jogo o dado  cor que sair  andar a corujurinha    a cor   da Corujinha  que mais  sair  vencer o jogo.

Esse ensina as crianças  as cores, ensinar  até  Espírito de competividade ganhar e perder .




sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Psicomotricidade


Psicomotricidade
Desenvolvemos o circuito de movimento com as seguintes ações, a partir de materiais de fácil acesso para o melhor desempenho das atividades funcionais psicomotoras de cada indivíduo.
Sendo elas:
1) Atividade com a corda;
Cada participante anda em cima da corda, visando o equilíbrio.
2) Atividade com boia espaguete flutuador (macarrão);
Cada participante passa por baixo do “macarrão” esticado por dois colegas, visando o equilíbrio estático.
3) Atividade com bambolê;
Cada participante realiza a atividade saltando o bambolê com os dois pés juntos, visando a coordenação dinâmica.
4) Atividade com as garrafas;
Cada participante passa pelas garrafas em ziguezague, visando o equilíbrio.

Observações:
Faixa etária;
 -De 5 a 11 anos.
Ambiente;
-A atividade pode ser realizada no ambiente escolar.
Experiência de quem participou;
-Foi uma experiência divertida e diferente, porque a maioria das participantes do grupo não tinha participado de um circuito. Foi um momento diferente, onde foi possível exercitarmos também o nosso corpo e usar a criatividade de como seria cada momento do circuito.



Equipe: Alexsandra Damasceno, Gabriela Nascimento, Joice Carvalho, Tainara Silva, Izabela Silva, Rebeca Costa.

Unijorge Comércio (Pedagogia 2018.2-Matutino)

domingo, 16 de setembro de 2018

BRINCADEIRA LÚDICA

Centro Universitário Jorge Amado
Aula: Corporeidade e Ludicidade
Docente: Ana Paula Trindade de Albuquerque
Aluna: Laressa Dias dos Santos
Turno: Matutino
Curso: Pedagogia - 1 semestre



BRINCADEIRA DA DANÇA DA CADEIRA


Toda brincadeira lúdica têm como papel trazer prazer aos envolvidos. Além da diversão têm como objetivo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Na brincadeira da dança da cadeira podemos notar como objetivo: desenvolver noções espaciais, brincar com a música, desenvolver a interação entre as crianças, aprimorar a coordenação motora ampla, agilidade, atenção, regras, estratégia e respeito mútuo. 

Como brincar: Dispor as cadeiras em círculo ou as cadeiras em filas, sendo que cada uma ficará virada para um lado. O número de assento deve ser menor do que o de participantes. Coloque uma música para tocar. Todos os jogadores dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve tentar ocupar um lugar. A pessoa que não conseguir sentar sai do jogo levando consigo mais uma cadeira. O vencedor será aquele que conseguir sentar na última cadeira. 

Material: Cadeira e som.

Recomendação: Mínimo de 5 integrantes e idade a partir dos 4 anos de idade.

A dança da cadeira é um clássico que toda criança já brincou ou irá brincar. 

sábado, 15 de setembro de 2018

Apresentação conto das Sete Mulheres.

                    Breves considerações sobre a Apresentação. ( Sete Mulheres)

Contação de Histórias é de fato um fator essencial na formação de um leitor sabendo que essa maneira bastante lúdica, sonhadora, imaginária Faz com que tenhamos o sentimento de querer mergulhar em uma necessidade de aprender através desse maravilhoso alimento. Também colhemos grandes feitos na noite da última quinta feira dia 06 de setembro de 2018, nos deleitando com um grande espetáculo do grupo " O conto das Sete Mulheres " , onde podemos presenciar narrativas ricas em detalhes, com histórias típicas da cultura dos contos , da cultura Baiana e do sertão nordestino além de uma Riqueza musical maravilhosa e o vestuário encantador caracterizado de acordo com a cultura afro-brasileira. 
Em sua maioria as histórias trazem lições e pela diversidade de personagens há uma grande absorção do conteúdo  que de fato prende à atenção dos ouvintes com entusiasmo, sendo de suma importância principalmente para um contexto Educacional-infantil.  A linguagem de raiz Cultural Brasileira trás demonstração da identidade Cultural .

Componentes da equipe:
.Christian Borges
.Cristiane de Souza lobo Gonzalez
. Hilton Silva
. Patrícia Lemos
. Soraia Gifane








segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Jogo de Argolas

Materiais :

- 3 Garrafas pets em cores diferentes
- Papel crepom de 3 cores diferentes
- 1 Pequena quantidade de arame liso para fazer as argolas
-Areia e Cola

Modo de Fazer :

- Encha as 3 garrafas de areia e enfeite-as com crepom em volta
- Faça argolas médias com os arames e forre com jornal, papel crepom e cola para segurar o arame

Como Brincar :

Depois de pronto coloque as garrafas no chão numa distância de 5cm de uma para outra, e mantenha uma distância adequada para arremessar as argolas nas garrafas.
Cada cor da argola indica a cor da garrafa que a criança deve jogar para vencer a brincadeira.

Benefícios do Jogo :

- Estimula a coordenação motora da criança
-  Trabalha a memorização das cores, desenvolvendo assim a percepção visual e motora da criança.



EQUIPE :
Andressa Sacramento, Andressa Borges, Liliane Francisca, Claudenir Ferreira, Rakel Cristina


domingo, 9 de setembro de 2018

BRINCADEIRA

Docente: Ana Paula
Discentes: Aline Leite, Ana Paula Lima, Leilane Anjos, Liliane Gonçalves, Eronildes, Vanessa Santos, Vera Lúcia, Fabiana.


Paródia- Foi institucionalizada a partir do século XVI/XVII.
          
     É uma releitura cômica de alguma composição literária. Ela surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo texto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.                                                                                                                               (Wikipédia)
       
     A proposta foi escolher uma brincadeira para um público mais adulto. Então decidimos a paródia, justamente por ser uma brincadeira muito versátil, que dependendo do grau de dificuldade proposto pode participar tanto o a adulto quanto a criança.                                                                

     Nós escrevemos novas letras em cima de melodias musicais já conhecidas, para que pudessem associar a sua verdadeira versão, nos dando o nome da música e também seu respectivo cantor.                                 

     Poderíamos citar diversos motivos pelo qual optamos por essa brincadeira, mas um dos motivos é porque a paródia pode sim, ser usada como método de ensino-aprendizagem, como já dizia nosso amigo Platão: “a música é o instrumento educacional mais potente que qualquer outro”. Ela desperta o indivíduo para um ambiente satisfatório para a mente e para o corpo, que facilita a aprendizagem e a socialização.                             

      No primeiro momento a sala se desorganizou um pouco e ficamos meio que perdidas, mas com algumas estratégias conseguimos contornar a situação, também teve a vergonha inicial de cantarmos em público, mas quando nós entregamos a brincadeira foi uma delícia, nos divertimos bastante, sentimos uma alegria tão contagiante  que quando voltamos a si, a sala estava toda envolvida na brincadeira.












sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Bilboquê de garrafa pet


 Bilboquê de garrafa pet

Quem  nunca criou o seu próprio brinquedo na infância? É bem provável meu querido leitor, que você já tenha ousado  se diverti  não apenas com  o brinquedo,  mas com  todo processo criativo  de criar um brinquedo.

Matérias para o bilboquê de garrafa
Garrafa pet:
·      Tesoura ou estilete;
·      Cordão de barbante;
·      Papel crepom; 
·      Durex;
·      Garrafa pet e
·      Tampinhas de garrafas  ou  semente grande
   
      Modo   de  fazer:
       1-Corte a garrafa pet ao  meio e faça um pequeno        buraco na lateral
       2-Prenda uma das pontas do barbante na tampinha        ou na semente grande e  a outra  ponta amarre na          lateral da garrafa.
      3- você pode decora com tinta ou com                          papel  crepom.
       4-  Jogue o bilboquê para cima, sem soltá-lo.


        
                          Curiosidades 


  • ·  Na França, o bilboquê era um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III (1555-1589)
  • ·         No Japão, o brinquedo recebe o nome de kendam
  • ·       Em alguns países latino-americanos recebe nome de balero.
  •  O bilboquê é um brinquedo muito antigo,  e  até hoje ninguém descobriu quem o inventou nem   quando apareceu.  





bilboquê  e seus  benefícios:
Uma brincadeira que desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio, o contato social e promove o lúdico.








UniJorge – Campus Comércio - Noturno
Curso: Pedagogia /   2° Semestre   
Docente: Ana Paula Trindade  
Matéria: Corporeidade e Ludicidade.
Discentes: Aline Carvalho, Biandra Oliveira, Elenice de Sousa Santos, Jessica, Rosa Maria Santana  e Samara Santos.