domingo, 30 de setembro de 2018

Circuito de Movimento

Sobre psicomotricidade:

A psicomotricidade é tida como uma ciência que estuda o indivíduo através de seu movimento e interação com o mundo, uma ação com fins pedagógicos e psicológicos que utiliza os parâmetros da educação física a fim de melhorar o comportamento da criança com seu corpo. O ato de se movimentar está diretamente ligado ao aspecto mental. É importante que a criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como o ato de se mover pode ser determinante para sua vida.


Independente da idade, a interação é fundamental no processo de aprendizagem. A criança precisa interagir com os colegas, os professores e a família e, para isso, é preciso estabelecer comunicação, tanto verbal quanto não verbal, através dos gestos. É indispensável trabalhar o desenvolvimento psicomotor com as crianças para que elas possam elaborar melhor seus movimentos e tudo que se refere ao seu entorno.


Desenvolvimento do circuito:

Foi construído um circuito de movimento focando no exercício da coordenação motora e equilíbrio da criança, voltado para faixa etária de 5-7 anos, que é quando esses aspectos começam a entrar em um processo de amadurecimento. Esses exercícios têm o intuito de estimular o desenvolvimento dessas funções de maneira lúdica, para que possam se divertir ao mesmo tempo em que se dedicam a atividade, assim tendo eficácia nesse desenvolvimento.


Objetos utilizados:
  • Círculos feitos em papelão decorados com tinta 
  • Corda 
  • Colher 
  • Bolinha "pula-pula" 
  • Sacola de pano 
  • Bola de meia 
  • Corda 


Círculos de papelão pintados.


Bolinha pula-pula e colher de tamanho médio rasa.

Bola feita com meias.


Etapa 1: Salto nos círculos

Os círculos são posicionados em fileira à uma distância considerável uns dos outros. O objetivo é pular dentro dos círculos, com os braços juntos esticados a frente do corpo e os joelhos flexionados. Além da criança precisar de atenção e concentração, os pulos exigem bastante equilíbrio nas pernas e braços para que salte na distância e ângulo corretos, atentando para a área delimitada. Os círculos coloridos chamam atenção e estimulam sua curiosidade para participar da atividade.


Círculos organizados em fileiras.


Saltando!

Saltando (com espectadores atentos em volta).


Etapa 2: Percurso na corda com bola na colher

A corda é posicionada em linha reta. O objetivo é andar por cima da mesma, com um pé na frente do outro, enquanto equilibra a bolinha na colher com a boca. A concentração, o equilíbrio, a coordenação e atenção são mais exigidas. 


Equilíbrio, concentração e destreza!



Etapa 3: Arremesso de bola na “cesta”


Enquanto outras duas pessoas seguram a sacola aberta à uma distância considerável, como uma cesta, deve-se arremessar a bola nela. A atividade estimula a percepção visual, exigindo foco no alvo, e a atenção à força/intensidade aplicada no arremesso da bola.



Analisando a distância e o alvo.

Atenção para não errar.


A felicidade de ter acertado o alvo.




Bianca da Silva, Hanna Luiza, Myrela Vivas
Natalia Oliveira, Zulmira Fernandes

PEDAGOGIA – 2º SEM – MATUTINO – COMÉRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário