domingo, 30 de setembro de 2018

Circuito de movimentos


Psicomotricidade
É o estudo do homem através do seu corpo em movimento, a integração das função psíquicas e motoras, como ele se relaciona com o mundo que o cerca, com finalidade psicológica e pedagógica.  Está diretamente ligada a coordenação motora, equilíbrio, lateralização e tonicidade sendo assim se torna de grande importância para o desenvolvimento da criança

O circuito de movimentos
 Através dos circuitos motores, as crianças exploram o ambiente, experimentando os movimentos que o corpo é capaz de realizar, possibilitando o reconhecimento de si como indivíduo. O trabalho com movimento tem como objetivo possibilitar às crianças se deslocarem com destreza ao andar, correr, pular, favorecendo o sentimento de confiança nas próprias atitudes motoras, além de desenvolver o equilíbrio, a agilidade, noção espacial e a segurança, A nossa equipe realizou esse circuito com objetivo de diversão de aprendizado, foi muito enriquecedor entender a relação do corpo, das funções motoras e como isso está ligado diretamente no desenvolvimento infantil.





Exercícios do circuito
Corrida ziguezagueando os cones

Os cones coloridos são posicionado a uma distância aproximada de 60 cm, retos e perpendiculares uns aos outros e as crianças devem correr em  ziguezague, é necessária a atenção, e agilidade nesta atividade.


Corrida lateral nos cones vazados
Os cones vazados são posicionados em paralelo a pouca distância, e as crianças devem corre de lado, é preciso esforço, noção espacial, agilidade e concentração .


Andar sobre a corda
A corda é posicionada em linha reta e a criança deve transpassar um pé por vez para estimular o seu equilíbrio.



Sobre o circuito dos colegas
O circuito de movimento dos outros grupos, foram diferentes, a primeira impressão é de que seriam um pouco complicado, porém em todos eles haviam sempre um ou mais colegas que instruíam para que o circuito fosse concluído como planejado.
Dentre eles o da equipe de Alexandra onde teríamos que saltar sobre uns bambolê que estavam em pé, logo após passar por debaixo da corda e ir ziguezagueando entre umas garrafas. Eles utilizaram de materiais diferentes como a garrafa pet, o que também é interessante, pois torna o circuito acessível a mesmo quem não dispõe de materiais como cones, cordas e etc
Interessante a forma como montaram o circuito mantendo em destaque o equilíbrio e atenção.


Equipe: Ivana Gomes, Danielle Casaes, Laís Barbosa, Maiara Leonarda, Ester Batista, Poliana Assis, Larissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário