sábado, 1 de dezembro de 2018

Visitação a escola Novo Horizonte


Fomos visitar a Escola Municipal do Novo Horizonte situada em Sussuarana no dia 27/12, ficamos com a turma do 4° ano A. No primeiro momento nos apresentamos e pedimos para que todos os alunos da classe dissessem os seus nomes para que pudéssemos interagir de forma mais informal com eles, logo após iniciamos a abordagem sobre o tema ( Cultura Africana) por meio de um bate papo com os alunos de forma interativa, sobre os seus conhecimentos a respeito do tema que é de grande importância como, a história, a contribuição cultural, diversidade de idiomas e dialetos, música, gastronomia, e instrumentos utilizados, e como toda essa influência foi importante para formação do povo brasileiro.
 No segundo momento fizemos algumas brincadeiras que falavam sobre os animais, a primeira foi a  Mbube Mbube, onde dois alunos foram escolhidos e ficaram vendados, fazendo o papel do leão e do impala, onde o leão deveria encontrar o impala guiado pelas vozes dos colegas, assim podendo utilizar o sentido da audição e a colaboração dos seus colegas. A segunda brincadeira foi a Mamba, onde a criança vendada deveria capturar todos os presentes e estes virariam parte do seu corpo, através do tato eles interagiam unidos entre si. A terceira foi a brincadeira do Terra Mar, onde a sala precisou ser dividida em dois grupos para brincar um de cada vez, estimulando a coordenação motora e a consciência corporal e auditiva.
  No terceiro momento contamos uma história africana com fantoches e ao final os alunos explicaram o que entenderam, e compartilhavam cada um de forma diferente o que havia absorvido daquela história
 No quarto momento distribuímos desenhos africanos para que eles pudessem pintar e completar a imagem caso quisessem da sua forma, utilizando a sua imaginação e o livre criar, e logo depois eles explicavam o que desenharam e o que sentiam através daquele desenho.
Terminamos a nossa apresentação compartilhando risos e lanches com alguns alunos que não lancharam na escola, houve um momento em que também interferimos sobre uma situação de bullying e promovemos um bate papo com intuito de conscientizar sobre os efeitos e consequências deste problema, onde alunos tiveram voz para opinar e aconteceu um pedido de desculpas do aluno que assim fez, totalmente fora do contexto da nossa apresentação porém de grande importância. Pudemos perceber a importância da vivência na escola, o quanto a realidade nos ensina muito mais do que pensávamos em sala de aula, a experiência foi incrível e nos sentimos grata à professora por poder nos proporcionar momentos de aprendizado como este.

Centro Universitário Unijorge
Componentes: Danielle Casaes, Ester Batista, Ivana Gomes, Maiara Leonarda e Poliana Assis
Professora: Ana Paula de Albuquerque
Campus : Comércio     Turno: Matutino
Semestre: 







2 comentários: