sábado, 1 de dezembro de 2018

A importância da brincadeira na aprendizagem


Quando aplicamos uma boa didática obtemos muitos resultados, e ao utilizarmos brincadeiras como um meio de aprendizagem podemos obter grandes respostas. As crianças desenvolvem habilidades como autonomia, desenvoltura pois estarão se relacionando com outras crianças e a cognição e o lado motor serão impulsionados e adquirirão novos conhecimentos. 


Uma brincadeira avaliada pelo grupo como muito interessante para ser feita com crianças do fundamental I foi a do STOP. 

Que funciona assim: 

Em conjunto, os participantes escolherão as categorias que farão parte do jogo e montarão uma tabela com todas elas. Em seguida, todos levantam uma das mãos com quantos dedos levantados desejar. Contam-se os dedos levantados e encontra-se a letra correspondente no alfabeto (o A é 1, B é 2, C é 3 e assim por diante). Esta será a letra da rodada, e todos deverão escrever palavras começando com ela em suas tabelas. Quando alguém acaba, grita STOP e todos devem parar de escrever. São reveladas as respostas categoria por categoria; palavras repetidas valem 5 pontos e palavras inéditas, 10. Vence quem tiver mais pontos na soma das rodadas.
Essa brincadeira trabalha a interação e a comunicação ao escolher as categorias, o raciocínio e a memória ao buscar as respostas, e a matemática ao contar o alfabeto e também ao marcar os pontos de cada rodada.


bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/


Centro Universitário Unijorge
Discentes: Adrielle Moura; Iasmim Serpa; Luana Castro; Ana Paula; Gabriele Oliveira e Penelope Miranda
Docente: Ana Paula de Albuquerque
Disciplina: Corporiedade e Ludicidade 
Campus : Paralela     Turno: Matutino
Semestre: 1° e 2° 

Nenhum comentário:

Postar um comentário