sábado, 1 de dezembro de 2018

Traços da África

Atividade no Parque 

        Neste mês de Novembro, mês onde onde se tem um dia destinado à consciência negra, tivemos uma atividade elaborada pela turma no Parque da Cidade

. As atividades elaboradas foram em valorização a cultura africana, aplicando algumas das brincadeiras que foram herdadas de sua vasta cultura, como a "Terra", "Mar".
      O ato de brincar é muito importante para criança, pois brincando a criança desenvolve as valências psicomotoras, a sociabilidade e inteligência. Brincando a criança adquire maturidade emocional tendo a oportunidade de se frustar quando 'perde' em uma brincadeira e ainda assim ser divertido e motivador para ela continuar tentando, também poderá observar outras crianças e aprender com elas a melhorar seu desempenho. É nas brincadeiras que as crianças dão sentido aos valores morais como as regras dos grupos e das brincadeiras, aprende a respeitar os limites, aprende a respeitar os colegas, e forma pensamento crítico entre certo ou errado, o que é aceitável ao grupo é o que não é.

         Para embalarmos nosso momento escolhemos uma cantiga de roda do Folclore mineiro, “ Peixe Vivo” música tocada ao som de um berimbau e instrumento de percussão trazidos pelos africanos na época colonial animaram mais ainda o nosso trabalho e divertiu a todos os envolvidos: pais e crianças.






Brincadeira escolhida – Terra-
Mar

           Originária de Moçambique, brincadeira de fácil execução. Basta riscar uma extensa linha no chão, de um lado escrevesse “terra”, e do outro “mar”. A princípio todos podem ficar do lado em que está o nome terra, porém quando gritar “ Mar” todos devem pular para o lado contrário. Esse procedimento vai se repetindo, e o interessante é as ordens sejam dadas cada vez mais rápidas. Aqueles que forem errando o lado vão sendo eliminados, até que aquele que ficar por último seja o vencedor.
           Nessa brincadeira usamos da nossa criatividade e com uso de bambolês coloridos postos ao chão representava o mar” e o espaço do chão a “ terra”. Foi muito divertido ver como as crianças se divertiram e envolveram – se em participar da brincadeira.


Oficina Peixe Vivo
- Pinturas
- Pinturas Facial
- Customize seu peixe.
- Cantiga de Roda

Foi maravilhoso ver como as crianças se divertia!!!

Bom é ser criança.



Unidade Paralela
Docente: Ana Paula
Discentes: Brisa Vereda, Edenilda Novaes, Greicyele dos Santos, Ivanluze Silva, Juliane Brasil, Laís Ribeiro, Roberta Martins, Tâmya Araújo
Turma: Pedagogia - 2018.2
Turno: Noturno 







Nenhum comentário:

Postar um comentário