Uma
das importâncias está em fazer a criança ter noção do seu corpo e do espaço. A criança
quando está no processo de aprendizagem, precisa interagir com outros
coleguinhas. e uma das formas de se aprender, é utilizar do lúdico, onde a
criança mergulha no prazer, interesse da brincadeira, saindo do contexto da
realidade, mas não deixa de aprender coisas que utilizaram na vida real (mesmo
brincando por brincar).
Essa
criança necessita estabelecer comunicação através de gestos corporais.
É
indispensável que a escola trabalhe esse lado, tendo a sensibilidade em
identificar particularidades de seus alunos, para desenvolver melhor seus
movimentos, sempre levando em consideração corpo e cabeça, juntos. Nos jogos de
circuito, pedagógicos ou nas brincadeiras, visando a psicomotricidade, podem
ser trabalhados fatores como:
-
Lateralidade
-
Organização e noção espacial
-
Esquema corporal.
-
Tônus muscular
-
Equilíbrio e outros.
Tudo
isso, através de vivências corporais. Quando submetemos a criança a determinado
jogo, brincadeira livre (lúdicas), a mesma terá lembranças corporais que
ajudarão no contexto real. Como: brincar de dentro e fora da caixa. Saberão o
que é estar dentro e fora, praticando, vivenciando.
Tudo deve ser
trabalhado em favor do aluno.
A falta do
acompanhamento da psicomotricidade pode causar danos graves no desenvolvimento
da criança como:
-Direção gráfica de
leitura escrita.
- Utilização da
direita e esquerda.
- Destinação de
letras específicas como p e b.
- Percepção no
reconhecimento e organização de várias coisas, com vários formatos diferentes.
- Possa incorporar
o jogo, o lúdico, o prazer e a alegria no conjunto da vida escolar.
Essa avaliação
ocorre brincando, com um sentimento de bem estar, que a ludicidade proporciona.
o circuito montado com os próprios objetos que tem em sala de aula, trás uma
sintonia com o ambiente e as crianças ficam bem a vontade.
Faculdade Unijorge- Comércio
1º e 2º semestre- Noturno
Equipe: Simone, Sivanilda, Rosenice, Eliza, Kássia, Jamile e Ludhianne
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