TRILHA ECOLÓGICA
Proposta pedagógica que ensina
ciências e educação ambiental para crianças.
Os jogos pedagógicos são excelentes
recursos que o professor pode utilizar no processo de ensino, pois contribuem
para o desenvolvimento intelectual e social da criança. Esses jogos oferecem
oportunidade de que todos possam participar e permite que as crianças se auto
avaliem no final.
Esses jogos são criados com a
função que vai além de entreter e divertir, eles ajudam a aprender algo novo de
forma simples e lúdica. É preciso oferecer um jogo que a criança entenda, para
a idade, tema e momento escolar. Esse tipo de jogo estimula criatividade,
melhora interpretações, cria autonomia para agir, entre outros.
OBJETIVO: Possibilitar
a criança a desenvolver o raciocínio lógico e a concentração. Desenvolve a
leitura, formular hipóteses sobre o tema, conhece as regras do jogo de trilha,
desenvolve atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Aprende a preservar o ambiente e ensina ciências.
METODOLOGIA:
Trilha jogada com dados marcados por números. Joga-se o dado e o numero que
cair vai avançando as casas. Chegar até a última casa. Pode jogar até 3
pessoas.
FAIXA ETÁRIA: 7
ANOS com ajuda dos professores.
MATERIAIS UTILIZADOS:
o jogo de tabuleiro e os dados.
REGRAS:
1.
Os jogadores só lançam o dado apenas uma vez;
2.
Se ele parar em uma casa com numero, fica nessa
casa aguardando sua próxima jogada;
3.
Se parar em uma casa com perguntas ele deve
responder e avançar, se parar em casas com punições, recuar. Ficar atento aos
atalhos e aos perigos.
Centro
Universitário Jorge Amado
Alunas: Alessandra Malena, Gabriela São
Pedro, Laressa Dias, Leide Jane Souza e Neilane Dantas.
Professora: Ana Paula Albuquerque
Disciplina: Corporeidade e Ludicidade
Curso/Turno: Pedagogia – 1º semestre -
Matutino
Nenhum comentário:
Postar um comentário