O brincar livre tem sido nos últimos tempos muito utilizado na educação, mas como conceituar algo que não deve ser apenas um passatempo, e sim um momento de aprendizagem lúdica, onde a criança se desenvolve, socializa e interage com os pares.
"Através da brincadeira os pequenos constroem seus processos mentais, desenvolvem habilidades, setem-se estimulados ao convívio social, conseguem discernir e formar conceitos de tamanho, ordem, cores, espessura e textura. A criança que brinca é convidada a compreender valores e diferenciar papéis dentro da sua cultura." explica a pedagoga Isabel Cristina de Paula.
Dentro deste cenário o vídeo "Caramba carambola, o brincar tá na escola" traz uma perspectiva que reflete a importância da brincadeira no processo de ensino-aprendizagem da criança. A mediação pode ou não ocorrer, importante é que a criança explore sua criatividade, e desenvolva sua autonomia. Permitir um ambiente propício em que haja brinquedos não estruturados como: sucatas, pedras, pedaços de madeiras, pneus dentre outros, fará com que se desenvolvam habilidade e competências de forma lúdica.
O envolvimento da escola, família, comunidade nesse aspecto é importante para o desenvolvimento integral dessa criança. "Brincar é um jeito de existir!"
Retirado de: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpTt5evgC_LAQOSLsZZHgRmvTP66WXRy-eeJ-d989BI4WRZWB2p_lUvURMdYc5jlOT5ceuBqwPXUwWD4elF4yYrehRp8wlB3mzAxwB1x2RB0x5JT3OFd9mFn5sna6XZf_Hb2u7evEtrYs/s1600/06+de+agosto+2010+%25284%2529.jpg
Centro Universitário Jorge Amado
Campus: Paralela
Curso: Pedagogia
Turno: Noturno
Discentes:
Edenilda Novaes
Greicyele Barbosa
Ivanluze Aragão
Juliane Brasil
Laís Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário