Unidas pelo aprendizado em grupo!
A importância do trabalho em grupo na Educação Infantil, especialmente em noções desenvolvidas acerca das interações sociais para o desenvolvimento da criança como estímulo a aprendizagem tanto em sala de aula, como, para a formação da sociedade atual que seja ativa e solidária. Os benefícios das práticas de trabalho em grupo têm como intuito mostrar que o aprender em grupo, ou seja, coletivamente, modifica e molda os hábitos e auxilia a construção da auto-estima da criança desde seus anos iniciais na escola. As experiências prazerosas do trabalho em grupo são uma forma de orientar e promover as interações de tal modo que estiga-nos a explorar cada vez mais essa nova e bem sucedida forma de aprendizado.
Ao lado da família e também na escola, as crianças desenvolvem habilidades e constroem os valores que os acompanharão por toda a vida. Durante essa fase, algumas atividades que futuramente farão parte do dia a dia dos alunos, como o trabalho em equipe, assumem um papel importante na formação integral da criança. Quando a instituição de ensino promove trabalhos em grupo, ela possibilita que o estudante desenvolva e exercite habilidades como decidir, debater, respeitar e autoavaliar, ao mesmo tempo em que aprende sobre determinada disciplina.
Durante as atividades em equipe, os alunos são expostos a construção coletiva do conhecimento, que possibilita a troca de experiências entre os colegas e o contato com percepções distintas. Além disso, as crianças desenvolvem a capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes, permitindo que os estudantes se unam a fim de alcançar um objetivo em comum.
Concluirmos que o trabalho em grupo vem contribuir para o desenvolvimento das interações sociais, afetividade, valores, confiança, auto-estima e comunicação entre crianças e adultos voltados para o aprendizado de cooperação mútua. Deste modo, volta-se, em especial ao período escolar, que engloba a importância dessa fase na formação da mente infantil principalmente em relação ao desenvolvimento através da motivação afetiva e social que ocorre com maior flexibilidade e espontaneidade, graças á rede de relações interpessoais estabelecidas entre os mais diversos personagens que compõem a escola e a peculiaridade da função exercida pelo professor, esse estudo percorre caminho do desenvolvimento infantil, numa análise da perspectiva histórico cultural, procurando alcançar o objetivo almejado, que consiste em investigar o papel das interações sociais na aquisição de conhecimentos.
REFERENCIA:
https://diarioescola.com.br/2018/.../trabalho-em-grupo-e-a-importancia-dele-na-escola..
Centro Universitário Unijorge
Turma:Pedagogia
Turno: Noturno
Professora : Ana paula
Alunas: Juliana Dias,Keyla Queiroz,Letícia Monteiro,Marília do Carmo,Naiara Pinheiro e Vera Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário