segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Jogos Pedagógicos

Sobre jogos pedagógicos
Os jogos são importantes para os desenvolvimentos físico e, principalmente, psicológico. Os mesmos estimulam as capacidades cognitivas, desenvolvem e educam a criança acerca do mundo que a rodeia. Os jogos pedagógicos tem teor educativo, estimulando a aprendizagem de forma interativa e colaborativa, possibilitando a troca de experiências entre os alunos, atraindo a atenção, e instigando a participação dos mesmos. Deve o professor ter criatividade para o desenvolvimento desses jogos, pensando em um modo de fazer a criança mergulhar naquele determinado assunto de maneira lúdica, tornando o aprendizado divertido e prazeroso.


Sobre a brinquedoteca
Um mundo de diferentes formas, cores e padrões. Um retorno à infância diante da curiosidade de explorar cada brinquedo ali contido, de explorar as infinitas possibilidades que poderiam haver escondidas naquele espaço. Fascinação pela grande variedade de brinquedos, cada um com sua forma de ser utilizado, indo desde o objeto mais simples, como uma boneca que pode ser usada livremente, até os jogos de tabuleiro com suas regras que exigem maior concentração.


Sobre o jogo escolhido na brinquedoteca
O brinquedo "Dominó Já Sei Ler" é composto por 28 cartas feitas de papel e papel cartão, podendo ser jogado por 2 a 4 participantes. A proposta dos jogos de dominó é associar peças que tenham a mesma informação. Nesse jogo, as crianças devem juntar as imagens dos animais à sua escrita correspondente.
Desenvolvido com suporte de especialistas e educadores, o brinquedo, recomendado para maiores de 5 anos, auxilia no processo de aprendizagem, estimulando a leitura, tanto na forma escrita quando imagética, além de facilitar e incentivar o processo de alfabetização. Pode-se trabalhar a interdisciplinaridade do brinquedo, envolvendo aspectos da língua portuguesa e de ciências. O material das peças permite um fácil manuseio.





O jogo possibilita interatividade entre os participantes. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção coletiva. A aprendizagem através de jogos como esse, permite que o educando faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa.


Sobre a criação de um jogo
A equipe se dedicou a produzir um jogo, voltado para o 2º ano (Ensino Fundamental I) que trabalhasse de forma lúdica o desenvolvimento cognitivo da criança.
O objetivo é educar sobre formas geométricas básicas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo) propícias de serem encontradas no cotidiano em objetos reais, estimular a concentração e os sentidos (visão e tato).


Os materiais utilizados seriam objetos que contenham as formas geométricas que se pretende trabalhar (ex: bambolê, dado, régua, triângulo, esquadro, caderno, bola...)


Metodologia:
  1. Apresentar inicialmente as formas geométricas básicas.
  2. Deixá-las desenhadas no quadro ao longo da atividade para servir como base para os alunos.
  3. Dispor na sala os objetos que representem essas formas geométricas
  4. Separar os alunos em grupos.
  5. Sortear uma forma para cada grupo.
  6. O grupo deverá coletar o máximo de objetos possível associados à forma que lhe foi sorteada.



O objetivo principal da equipe foi buscar a interação da criança com seu meio, utilizando uma linguagem acessível e estimulante, mostrando que o aprender é algo divertido, e importante para o desenvolvimento, podendo assim buscar um modo diferente de estruturar atividades educativas.


Bianca da Silva, Hanna Luiza, Laiane Lima, Natalia Oliveira, Zulmira Fernandes

PEDAGOGIA – 2º SEM – MATUTINO – COMÉRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário