segunda-feira, 12 de novembro de 2018

JOGOS PEDAGÓGICOS

Jogo elaborado em sala

Diferente do que muitos pensam, os jogos nas escolas que são feitos com as crianças não são apenas passatempos. Segundo Piaget (1967) " O jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral.
Muitos jogos podem ser utilizados como suporte no processo de aprendizagem para reforçar o que seria apenas conteúdo de forma lúdica. Escolhemos produzir um jogo da memória diferente, onde as peças foram relacionadas a partir da separação silábica de palavras dissílabas. Dessa forma alcançamos o objetivo de incentivo e memorização da separação silábica, que faz parte da construção do processo de alfabetização.




Materiais:
- EVA
- Folha de papel
- Canetas coloridas
- Cola e tesoura

Experiência na brinquedoteca

Na última aula (12/11), fomos à brinquedoteca orientados pela professora Ana Paula para termos contato e analisarmos brinquedos que estavam disponíveis. Nós escolhemos o "Dominó Já Sei Ler", é um dominó não convencional e educativo que de uma maneira divertida ensina as crianças uma nova forma de associar imagens a seus respectivos nomes incentivando o processo de alfabetização e faz também com que elas pensem antes de colocar a peça no jogo.

Regras: O jogo pode ser jogado por quatro pessoas, um de cada vez e roda no sentido horário. Após a primeira peça colocada na mesa, o próximo jogador tem que colocar uma peça de acordo com a imagem ou nome que esteja nela.






















Turma: Pedagogia Noturno - 2° Semestre
Participantes: Iago Campos, Claudeilde Reis, Bianca Monique, Émile Santos, Manuela Barbosa e Larissa Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário