domingo, 11 de novembro de 2018

Jogos e Atividades: Práticas Pedagógicas na Construção dos Saberes  

A presença da ludicidade na construção dos saberes está para além das possibilidades palpáveis. O despertar do estado lúdico através de um jogo, brincadeira ou atividade, pode consolidar o conhecimento de forma plena e prazerosa.   
Relatamos a seguir nossas experiências em brinquedoteca, primeiro no contato com um jogo pedagógico pré-fabricado, na sequencia elaborando em equipe uma atividade didática para aplicação em sala de aula, ambos direcionados ao G5 (grupo cinco da educação infantil – faixa etária de 5 anos). Em comum, eles possuem o fazer lúdico, o aprender brincando ou brincar aprendendo, uma mistura que em sintonia, contribui de forma efetiva no desenvolvimento e aprendizagem. 
                        Uma análise crítica do jogo pedagógico – Dominó Já sei ler 
(atividade realizada em 23/11/18) 
O material é compatível com a idade indicada pelo fornecedor (+5 anos), pois está adequado ao processo de alfabetização, utilizando palavras simples, apenas dissílabas. Além disso, promove o sentido interdisciplinar, abrangendo ao mesmo tempo Língua Portuguesa e Ciências, pela associação de imagens dos animais, com a grafia do nome de cada um deles. 
Elaborado em material resistente e prático, este jogo contem explicação objetiva do passo a passo e regras de como jogar. Além disso, possui fonte ortográfica em letras bastão e cursiva, levando os jogadores ao conhecimento das duas formas de escrita. Sua utilização é fácil, porém exige atenção, com o encaixe das peças a cada jogada. 
Um jogo que estimula o raciocínio lógico, sendo também lúdico e divertido.  

Atividade didática para aplicação em turmas do G5 – Identificando as Vogais 
(atividade realizada em 30/11/18) 
Material/ atividade: 
Na lousa a professora desenhará para seus alunos diversas imagens, sugerimos cerca de 9 (nove), para que entre elas a criança identifique as 5 (cinco), iniciadas pelas vogais. Imagens também contendo iniciais de qualquer letra do alfabeto serão apresentadas, pois dessa forma, além de capacitar a criança quanto à identificação das vogais, esta atividade iniciará a ampliação de seu repertório no contexto alfabético.   
Objetivo: 
Consolidar e avaliar a aprendizagem das vogais, através de imagens apresentadas aos alunos do G5.

Grupo: Emili Santana /  Edna Nascimento / Cleice Silva / Renata Mendes / Julia Oliveira / Gabriela Barreto / Maria Medeiros 
Curso: Pedagogia Instituição: Unijorge Paralela  

Nenhum comentário:

Postar um comentário