Função dos Jogos Didáticos na Escola
Foi observado pelo grupo durante o manuseio do jogo na
brinquedoteca uma forte tendência a competição que o próprio jogo nos traz, porém,
sabemos que a ideia central ao levar um jogo didático para a sala de aula vai
além. Pois é um aliado forte no que diz respeito a otimização do processo de
ensino aprendizagem, principalmente nesta época onde as crianças são consideradas
nativos digitais e estão adaptadas aos jogos eletrônicos e tudo que a
tecnologia oferece.
Segundo (Pozo 2003) uma das finalidades dos
jogos didáticos é proporcionar aos educandos a capacidade de aprender de forma flexível,
eficaz e autônoma. Dessa forma, despertando também outras habilidades como: a
melhora da fala, interação com os outros colegas, disciplina, reforçando o conteúdo
administrado na teoria.
Nosso grupo no momento de interação com o
jogo, apontou que a aprendizagem acontece de forma mais eficaz e lúdica. É uma nova
forma de ensinar e aprender, estimulando a construção do conhecimento.
O jogo nos revela uma maior autonomia onde
deixamos de ser meros especta
dores e participamos do
processo de aprendizagem, interferindo nas regras, questionando, alcançando os
objetivos propostos pelo jogo.
Consideramos a inserção dos jogos didáticos na
sala de aula como um ótimo recurso que permite a participação do aluno,
permitindo assim seu desenvolvimento pessoal, social e intelectual.
Nossa reflexão no processo de elaboração do
jogo nos revelou, identificar pontos relevantes como: as regras, os objetivos e
a nossa interação em busca de um resultado positivo na conclusão do jogo.
Na elaboração do jogo em sala de aula foi
observado como uma atividade lúdica, onde nós futuros profissionais da educação
percebemos o despertar e a afirmação do sentido da profissão na prática.
Unijorge Campus
Paralela
Acadêmica: Brisa Sousa,
Roberta Martins e Tamya Araújo.
Curso: Pedagogia 2º Período
Noturno.
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