segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Jogo Pedagógico

                                                 Ditado Estourado


                               

O Ditado Estourado é uma maneira diferente de se trabalhar o tradicional ditado, um criativo e estimulante jeito de atingir os objetivos dessa estratégia: reforçar aquilo que já foi ensinado ou um diagnóstico para descobrir o que os pequenos sabem, através da brincadeira.

Essa atividade pode ajudar no desenvolvimento e estimular várias habilidades, como a concentração, escrita e leitura de palavras e números, cálculo e agilidade mental, verificar o vocabulário e ortografia tanto em português como em outras línguas e ainda pode servir de ferramenta para a construção de textos.

O importante é que ele  seja relacionado a algum tema que esteja sendo estudado pela criança.  
O Ditado Estourado pode ser organizado de várias maneiras: Chamando uma criança por vez, em duplas ou até em pequenos grupos que serão desafiados a ler/resolver desafios ou perguntas que estarão dentro do balão.
Uma criança estoura um balão, lê e/ou dita a letra/sílaba/palavra/conteúdo estudado para as outras
Uma criança estoura um balão, e desafia um colega para ler o que tem no papel.
Ao estourar o balão, a criança precisa soletrar as letrinhas dos nomes dos amigos.




 As possibilidades são infinitas para fazer o Ditado Estourado. Pode ser usado para trabalhar conteúdos escolares e até como dinâmicas de integração. Veja algumas sugestões:
  • Letras, sílaba, palavra ou frase, tanto em português, como em inglês, espanhol… (leitura e escrita)
  • Letras do alfabeto ou palavra que inicie com determinada letra (reconhecimento de letras)
  • Perguntas e respostas de um texto trabalhado (fixação de conteúdos fundamentais)
  • Formas geométricas coloridas para dizer sua cor, forma em português, inglês… (leitura e escrita matemática)
  • Palavra para formar uma frase, tanto em português, como em inglês, espanhol… (produção de texto)
  • Fatos da tabuada: dar a conta 6×7 por exemplo para responder ao estourar (Matemática)
  • Contas de adição, subtração, multiplicação e divisão para responder ao estourar (cálculo mental)
  • Cartões com cores, animais… (leitura e escrita)
  • Trabalho com grupos de palavras: nomes de brinquedos, de animais ou outros (classificação)
  • Palavras que rimam com as que estão no balão (produção de texto poético)
  • Classificar palavras: nomes próprios ou comuns, substantivo, adjetivo… (gramática)
  • Uso da acentuação em palavras ou pontuação em frases (gramática)
  • Palavras relacionadas à ortografia com NH ou LH, SS, RR, M/N… (ortografia)
  • Passagens de um texto bíblico (fixação de conteúdos)
O Ditado Estourado não tem uma idade específica para ser usado, porém, algumas crianças ou até adultos tem receio de estourar balões.
Nesse caso é recomendado que se explique como vai acontecer a atividade e se verificar se tem alguém que não goste do barulho ou de estourar balões. Isso pode acontecer e geralmente quando se entende a brincadeira acabam perdendo o medo e brincando junto. O sucesso da atividade depende de como a organizamos!
É interessante que após o Ditado Estourado, as crianças façam a reescrita das palavras, frases ou cálculos que tiveram dificuldades. Para isso, podemos usar a correção coletiva ou escrever na folha da própria criança para ela observar e reescrever a palavra ou frase da forma convencional. É importante que ela tenha o modelo correto, estando presente no momento da correção.

Centro Universitário Jorge amado
Curso: Pedagogia
Campus: Paralela
Discentes: Amanda Nascimento, Isabela Sena, Laysa Magalhães, Luzimari Souza e Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário