O Ditado Estourado é uma maneira diferente de se trabalhar o tradicional ditado, um criativo e estimulante jeito de atingir os objetivos dessa estratégia: reforçar aquilo que já foi ensinado ou um diagnóstico para descobrir o que os pequenos sabem, através da brincadeira.
Essa atividade pode ajudar no desenvolvimento e estimular várias habilidades, como a concentração, escrita e leitura de palavras e números, cálculo e agilidade mental, verificar o vocabulário e ortografia tanto em português como em outras línguas e ainda pode servir de ferramenta para a construção de textos.
O importante é que ele seja relacionado a algum tema que esteja sendo estudado pela criança.
O Ditado Estourado pode ser organizado de várias maneiras: Chamando uma criança por vez, em duplas ou até em pequenos grupos que serão desafiados a ler/resolver desafios ou perguntas que estarão dentro do balão.
• Uma criança estoura um balão, lê e/ou dita a letra/sílaba/palavra/conteúdo estudado para as outras
• Uma criança estoura um balão, e desafia um colega para ler o que tem no papel.
• Ao estourar o balão, a criança precisa soletrar as letrinhas dos nomes dos amigos.
As possibilidades são infinitas para fazer o Ditado Estourado. Pode ser
usado para trabalhar conteúdos escolares e até como dinâmicas de
integração. Veja algumas sugestões:
- Letras,
sílaba, palavra ou frase, tanto em português, como em inglês, espanhol…
(leitura e escrita)
- Letras
do alfabeto ou palavra que inicie com determinada letra (reconhecimento de
letras)
- Perguntas
e respostas de um texto trabalhado (fixação de conteúdos fundamentais)
- Formas
geométricas coloridas para dizer sua cor, forma em português, inglês…
(leitura e escrita matemática)
- Palavra
para formar uma frase, tanto em português, como em inglês, espanhol…
(produção de texto)
- Fatos
da tabuada: dar a conta 6×7 por exemplo para responder ao estourar
(Matemática)
- Contas
de adição, subtração, multiplicação e divisão para responder ao estourar
(cálculo mental)
- Cartões
com cores, animais… (leitura e escrita)
- Trabalho
com grupos de palavras: nomes de brinquedos, de animais ou outros
(classificação)
- Palavras
que rimam com as que estão no balão (produção de texto poético)
- Classificar
palavras: nomes próprios ou comuns, substantivo, adjetivo… (gramática)
- Uso
da acentuação em palavras ou pontuação em frases (gramática)
- Palavras
relacionadas à ortografia com NH ou LH, SS, RR, M/N… (ortografia)
- Passagens
de um texto bíblico (fixação de conteúdos)
O Ditado Estourado não tem uma idade específica para ser usado, porém,
algumas crianças ou até adultos tem receio de estourar balões.
Nesse caso é recomendado que se explique como vai acontecer a atividade
e se verificar se tem alguém que não goste do barulho ou de estourar balões.
Isso pode acontecer e geralmente quando se entende a brincadeira acabam
perdendo o medo e brincando junto. O sucesso da atividade depende de como a
organizamos!
É interessante que após o Ditado Estourado, as crianças façam a
reescrita das palavras, frases ou cálculos que tiveram dificuldades. Para isso,
podemos usar a correção coletiva ou escrever na folha da própria criança para
ela observar e reescrever a palavra ou frase da forma convencional. É
importante que ela tenha o modelo correto, estando presente no
momento da correção.
Centro
Universitário Jorge amado
Curso:
Pedagogia
Campus:
Paralela
Discentes:
Amanda Nascimento, Isabela Sena, Laysa Magalhães, Luzimari Souza e Rafael.
Nenhum comentário:
Postar um comentário