Função dos jogos didáticos na escola, aquém da virtualidade.
Experienciando na brinquedoteca um jogo didático.
O material didático,utilizado foi o jogo dominó,com a seguinte operação matemática: subtração. Com o objetivo de os alunos desenvolverem algumas habilidades, como: interação, domínio para aprender a esperar sua vez, controle emocional para saber ganhar ou perder de uma forma lúdica.
Analise do jogo didático na Brinquedoteca
Enquanto jogamos,observamos a forma como nos comportamos e, percebemos a importância de conhecer as regras do jogo, a operação matemática e de ter agilidade para realizá-la. O jogo foi realizado de forma colaborativa, e não competitiva. Observamos a possibilidade de adaptação conforme a série, desenvolvimento e grau de conhecimento dos alunos. No caso do Ensino fundamental 1, concordamos que seria mais adequado trabalhar com a adição. Usando figuras e números.
Jogos didáticos que ligam conhecimentos.
Revista Guia do Ensino Fundamental Ed.a144, com a Professora Rita de Cássia Santos Almeida, em 2 de janeiro de 2017. O jogo didático deve ser uma atividade alternativa, usada pelo professor para esclarecer dúvidas, reforçar conteúdos já estudados, aprimorar os conhecimentos e participação de todos os alunos.
Com base nessa reportagem produzimos o projeto de um jogo didático para reforçarmos os ensinamentos sobre as leis de trânsito: semáforo, faixa de pedestre, carros.
Metodologia:
Criar uma pista, semáforo, carros e pedestres.
Material:
papel metro, papelão, fitas adesivas nas cores verde, amarela, vermelha e branca.
Como jogar:
Separar algumas crianças que irão representar os carros na pista, enquanto outras aguardam para atravessar no passeio. As sinaleiras, para carros e pedestres, serão as crianças com uma plaquinha. Lembrando que a pista terá mão e contramão.
Regra para a troca do sinal: Contar até 10 e troca.
Para os carros: manter distância um do outro, só ultrapassar quando permitido, dá preferência ao pedestre quando estiver na faixa, ficar atento ao semáforo.
Pedestre:
Atenção nos carros e na sinaleira;
Atravessar sempre em linha reta;
Olhar atentamente para direita e para a esquerda;
Não correr ao atravessar.
Criança devem estar acompanhadas.
Grupos: G2 a G6.
Vários conhecimentos inter-relacionados como:Brincar, Explorar,Conviver e Participar.
Referencia: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil.
Unijorge
Campus: Paralela
Alunas: Aline Queli, Dirani Almeida,Fabiana Monteiro, Miraneide Oliveira,Milena Mercês,Rosália Nataly e Kelly reis.
Criança aprende brincando. Assim sendo, nada melhor que uma brincadeira séria e com propósitos. Os jogos pedagógicos podem transformar o ensino aprendizagem em momentos de prazer. Além de ser atraente, fortalece a relação entre os colegas e entre aluno e professor. Criar um brinquedo com essa intenção, é prazeroso. Amei a experiência. Obrigada professora!
ResponderExcluirGente, esse comentário foi meu. Dirani Almeida.
ResponderExcluir