sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Atividade realizada na Escola Municipal Novo Horizonte.


Atividade realizada na Escola Municipal Novo Horizonte, bairro Novo Horizonte – Salvador, dia 28/11/2018. Nossa equipe ficou com os alunos do grupo 5.
                                        

A experiência na escola foi importante para interagimos com cada criança, levamos brincadeiras bem animadas para o grupo 5 como pular, dançar, historinhas, mexemos com imaginação, concentração, atenção, coordenação  motora através do lúdico e aplicando tudo que aprendemos nas aulas práticas, o grupo amou a experiência.  – Amanda Nascimento.


A experiência foi bastante atrativa e benéfica ate por ser uma escola municipal, já  que eu tenho um pouco de experiência em outras escolas, o grupo 5 que foi a sala designada para o nosso grupo foi maravilhosa, as crianças muito espertas e com algumas autonomias, aprendiam tão  rápido  que algumas brincadeiras demoravam de acabar por causa da atenção que elas tinham ao brincar, não somente as crianças se divertiram como todas nós. – Amaira Lorena da Silva Ferreira.


Foi uma das melhores sensações desde o início do curso, uma experiência real com um grupo que reagiu bem e mostraram interesse e desenvoltura nas brincadeiras, havendo inclusive destaque de uma das crianças que era especial e que a própria professora nos informou que nunca houve o envolvimento do mesmo nessas atividades. Abordamos assuntos importantes que além de lúdico eram educativos. Grande experiência para a continuidade do curso. – Luana Siqueira de Argôlo.


A ida à escola, mais precisamente à sala de aula do grupo 5, foi bastante agregadora e interessante, pois aquele é meu provável futuro local de trabalho e ter contato real com as crianças durante meu processo de formação é muito necessário e desafiador, pois posso ter uma pequena prévia do que irei enfrentar . No pouco tempo que estive em sala de aula foram propostas diversas brincadeiras e percebi notáveis diferenças de aluno para aluno, mesmo estes sendo da mesma faixa etária, e vejo que o processo para me tornar educadora não será fácil. A abordagem da Consciência Negra nas escolas é necessária, pois, as crianças desde pequenas precisam saber que a pele preta é linda, o cabelo crespo é lindo e os traços grossos são lindos e que independente da raça, todo indivíduo merece ser respeitado.
Presenciei uma cena que, mesmo sabendo que a pequena não tinha culpa, me deixou um pouco chateada. Foram entregues desenhos da “Menina bonita do laço de fita” que na história é uma menina pretinha, e uma pequena (uma garota de pele negra) que estava pintando, pediu o lápis “cor de pele”, era o lápis mais claro que tinha e o cabelo da boneca tinha sido pintado de loiro. Podemos ver que a pele negra não é tão valorizada mesmo pelas crianças de pele negra, por conta disso, o dia da Consciência Negra é sim importante e deve ser discutido nas escolas. – Émile Santos de Jesus.



Plano de aula:


  • Ao chegarmos na sala nos apresentamos para os alunos e logo iniciamos com a brincadeira de origem africana “Obwisana”.





  • Em seguida fizemos a brincadeira “Terra-Mar”.





  • Após essa, aplicamos a brincadeira também de origem africana “Kakopi” onde buscamos mudar um pouco a forma de brincar para ficar mais descontraído o jogo.





  • Depois fizemos algumas brincadeiras e canções que não são da cultura africana para diversificar, logo em seguida contamos de forma descontraída a história da menina bonita do laço de fita, a qual eles já conheciam e foram contando junto.






  • E por fim entregamos um desenho sobre a história contada para que todos pintassem, e após isso entregamos pirulitos coloridos para todos, o qual eles adoraram.







Alunas: Amaira Lorena da Silva Ferreira, Amanda Nascimento, Émile Santos de Jesus, Isabela Sena, Laysa Magalhães, Luana Siqueira de Argôlo e Luzimari Sousa.
Turno: Matutino e Noturno.
Semestre: 1° e 2º.

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