Atividade
realizada na Escola Municipal Novo Horizonte, bairro Novo Horizonte – Salvador,
dia 28/11/2018. Nossa equipe ficou com
os alunos do grupo 5.
A
experiência na escola foi importante para interagimos com cada criança, levamos
brincadeiras bem animadas para o grupo 5 como pular, dançar, historinhas,
mexemos com imaginação, concentração, atenção, coordenação motora através do lúdico e aplicando tudo que
aprendemos nas aulas práticas, o grupo amou a experiência. – Amanda Nascimento.
A
experiência foi bastante atrativa e benéfica ate por ser uma escola municipal,
já que eu tenho um pouco de experiência
em outras escolas, o grupo 5 que foi a sala designada para o nosso grupo foi
maravilhosa, as crianças muito espertas e com algumas autonomias, aprendiam
tão rápido que algumas brincadeiras demoravam de acabar
por causa da atenção que elas tinham ao brincar, não somente as crianças se
divertiram como todas nós . – Amaira Lorena da Silva Ferreira.
Foi uma das
melhores sensações desde o início do curso, uma experiência real com um grupo
que reagiu bem e mostraram interesse e desenvoltura nas brincadeiras, havendo
inclusive destaque de uma das crianças que era especial e que a própria
professora nos informou que nunca houve o envolvimento do mesmo nessas
atividades. Abordamos assuntos importantes que além de lúdico eram educativos. Grande
experiência para a continuidade do curso. – Luana Siqueira de Argôlo.
A ida à
escola, mais precisamente à sala de aula do grupo 5, foi bastante agregadora e
interessante, pois aquele é meu provável futuro local de trabalho e ter contato
real com as crianças durante meu processo de formação é muito necessário e
desafiador, pois posso ter uma pequena prévia do que irei enfrentar . No pouco
tempo que estive em sala de aula foram propostas diversas brincadeiras e
percebi notáveis diferenças de aluno para aluno, mesmo estes sendo da mesma
faixa etária, e vejo que o processo para me tornar educadora não será fácil. A
abordagem da Consciência Negra nas escolas é necessária, pois, as crianças
desde pequenas precisam saber que a pele preta é linda, o cabelo crespo é lindo
e os traços grossos são lindos e que independente da raça, todo indivíduo
merece ser respeitado.
Presenciei
uma cena que, mesmo sabendo que a pequena não tinha culpa, me deixou um pouco
chateada. Foram entregues desenhos da “Menina bonita do laço de fita” que na
história é uma menina pretinha, e uma pequena (uma garota de pele negra) que
estava pintando, pediu o lápis “cor de pele”, era o lápis mais claro que tinha
e o cabelo da boneca tinha sido pintado de loiro. Podemos ver que a pele negra
não é tão valorizada mesmo pelas crianças de pele negra, por conta disso, o dia
da Consciência Negra é sim importante e deve ser discutido nas escolas. – Émile Santos de Jesus.
Plano de aula:
- Ao chegarmos na sala nos apresentamos para os alunos e logo iniciamos com a brincadeira de origem africana “Obwisana”.
- Em seguida fizemos a brincadeira “Terra-Mar”.
- Após essa, aplicamos a brincadeira também de origem africana “Kakopi” onde buscamos mudar um pouco a forma de brincar para ficar mais descontraído o jogo.
- Depois fizemos algumas brincadeiras e canções que não são da cultura africana para diversificar, logo em seguida contamos de forma descontraída a história da menina bonita do laço de fita, a qual eles já conheciam e foram contando junto.
- E por fim entregamos um desenho sobre a história contada para que todos pintassem, e após isso entregamos pirulitos coloridos para todos, o qual eles adoraram.
Alunas: Amaira Lorena da Silva Ferreira, Amanda Nascimento, Émile Santos de Jesus, Isabela Sena, Laysa
Magalhães, Luana Siqueira de Argôlo e Luzimari Sousa.
Turno: Matutino e Noturno.
Semestre: 1° e 2º.
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