Psicomotricidade
É uma
ciência que preconiza o desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas
e motoras nas diversas etapas da vida do ser humano. A educação infantil tem o
papel primordial dentro de todo desenvolvimento no processo de aprendizagem
desde que somos crianças até ficarmos idosos. É nessa fase que a criança é
formada, estruturada e estimulada para que as habilidades cognitivas e de
aprendizagem sejam solidificadas. Essas habilidades têm idades para serem
trabalhadas, isso significa que se passar do tempo e as habilidades não forem
trabalhadas, essas habilidades podem sim ser aprendidas depois, mas não com
tanta intensidade quanto se estivessem sido trabalhadas na época adequada. Os
aspectos da psicomotricidade na educação facilitam os pedagogos e psicopedagogos
a encontrar as atividades certas e adequadas para cada etapa de desenvolvimento
da criança. Pensando nisso, nossa equipe criou uma atividade (circuito de
movimento) que desenvolve e trabalha essa questão da psicomotricidade.
Circuito de
Movimento
É uma
sequência fechada em que podem ser criadas diferentes propostas de deslocamento
(corridas, saltos, equilíbrio, coordenações) que, individualmente, ampliam o
“vocabulário motor” do aluno e, coletivamente exercitam a organização do grupo,
tanto na montagem quanto na execução do circuito.
Circuito
composto por estações sequenciadas com os seguintes itens:
1 –
Disco de pilates (trabalhando o equilíbrio)
2-
Quadrado vazado (pula com os dois pés dentro do quadrado vazado e pula com um
pé só)
3 –
Cama de gato (passar por um emaranhado de elásticos)
4-
Cambalhota no colchonete
5 –
Pula bambolê
6 – Zig
Zag com garrafas pets
Objetivo do
circuito e contribuição ao desenvolvimento:
è Ampliar a capacidade
sensitiva
è Percepção dos
movimentos
è Valorização da própria identidade, autoconhecimento e autoestima
è Formação da estrutura corporal
è Desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio corporal
Conclusões
pós execução do circuito:
Através do circuito dos movimentos, nós da equipe e nossos
colegas exploramos o ambiente, experimentamos os movimentos que o corpo é capaz
de realizar, possibilitando o reconhecimento de si. Percebe-se que as pessoas
vão trabalhando suas capacidades de assumir compromissos, enquadrando-se as
normas e condutas sociais estabelecidas pelo próprio grupo a que pertencem ao
mesmo tempo em que vão trabalhando sua coordenação motora. Ocorreu uma
interação entre os colegas e com os objetos e assim se constrói uma relação de
conhecimento e respeito no mundo em que se vive.
O lúdico e o brinquedo são importantes, relevantes, necessários
e precisam estar presentes durante toda vida, principalmente na infância, como
quesitos inquestionáveis na construção e formação dos homens. (ESTÁCIO, 2001,
p.19).
Na execução do nosso circuito, contamos com a participação
de quase todos os colegas presentes, porém destacamos a participação
inspiradora da colega Dirani. Do alto de sua
experiência, “nossa Dira” reflete em seus atos, que realmente o estado lúdico
pode estar presente em todas as fases da vida. Ludicidade não tem idade, não
pode ser compreendida numa lógica temporal. O lúdico estava ali, diante dos
nossos olhos, que quase perplexos admiramos e vibramos com a melhor cambalhota
daquela manhã!
Fomos presenteados ainda com um show de psicomotricidade, que
bem desenvolvida na infância, dotará o indivíduo de flexibilidade, equilíbrio,
coordenação, entre outras habilidades, por toda a vida. Nosso muito obrigado
pela grande lição. Parabéns Dirani!
Material
Utilizado: elástico, cadeiras, eva, fira colorida, colchonete, garrafas do
tipo pet, bambolê e disco de pilates.
EQUIPE COMPOSTA POR: CLEICIELE SILVA, EDNA NASCIMENTO, EMILY SANTANA,
GABRIELA BARRETO, JÚLIA FERNANDES, LORRANA SANTOS, MARIA GALVÃO E RENATA
MENDES.
UNIJORGE - PEDAGOGIA – TURNO: MATUTINO – CAMPUS:
PARALELA
Fotos e vídeo do circuito:
Foi uma apredenapres muito boa. Me diverti bastante. Vocês são excelentes.
ResponderExcluirUma apresentação***kkkkk
ResponderExcluirObrigada pela homenagem! Um bom incentivo para que eu prossiga nessa caminhada. Mil beijos.
ResponderExcluir