sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Psicomotricidade - Circuito de movimento

Centro Universitário Jorge Amado
Equipe: Adrielle Moura, Ana Paula Silva, Gabriele Oliveira, Iasmim Serpa, Liliane Oliveira, Luana de Castro e Penélope Miranda.
Profª: Ana Paula de Albuquerque
Curso: Pedagogia (2º semestre)
Campus: Paralela
Ano: 2018.2

Psicomotricidade - Circuito de movimento

De acordo com o texto "Educação psicomotora", o grupo concluiu que, a psicomotricidade tem como objeto de estudo em sala de aula, a criança, através do seu corpo em movimento em relação ao mundo. Essa prática permite com que a mesma possa desenvolver o sistema psicológico e motor, lembrando que deve ocorrer de maneira lúdica, além de ajudar muitos profissionais que atendem crianças com problemas de desenvolvimento. É importante lembrar que essa avaliação deve ser feita com o objetivo de verificar:
  • a dinâmica da coordenação psicomotora e sensório-motora;
  • o equilíbrio;
  • a percepção;
  • a linguagem;
  • o perfil.
Podemos ter como exemplos atividades físicas de caráter recreativo que incentivem a socialização, a criatividade, desenvolvimento corporal e mental, entre outros, visando à formação de personalidade. Sendo assim, nosso circuito foi planejado para que os procedimentos anteriores pudessem ocorrer, além da escolha de realizá-lo com objetos que pudessem ser encontrados na escola, em casa, na rua.

Uma pequena lembrança da amarelinha, trabalhada de forma diferente - Treina o equilíbrio em um pé só e a coordenação motora;



Passar por baixo da mesa - Noção de espaço, flexibilidade e conhecimento do corpo;


Bambolê no chão - Equilíbrio;


Passar pelas garrafas - Agilidade e velocidade;


Passar por dentro do bambolê - Ritmo, flexibilidade, interação social, movimento do corpo, adquirir habilidades da coordenação dos seus gestos e movimentos.



Referências: 

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/o-desenvolvimento-e-aprendizagem-das-criancas-na-educacao-infantil/57711

http://www.inttegrare.com.br/novidades/noticia/57/qual-a-importancia-da-psicomotricidade-para-o-desenvolvimento-infantil-e-para-aprendizagem





Um comentário:

  1. Dirani Barreto, Paralela8 de outubro de 2018 às 16:31

    Amo participar das brincadeiras e jogos. Muito bom lembrar o tempo de criança!

    ResponderExcluir