quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Circuito do Movimento ( Psicomotricidade)

A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. Por isso dizemos que a mesma é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança. A estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. O desenvolvimento evolui do geral para o específico; quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, o fundo do problema, em grande parte, está no nível das bases do desenvolvimento psicomotor.

A atividade apresentada por nós foi o circuito dos pés, amarelinha, bambolê,  zig zag com bexiga e pula corda que tem por objetivo desenvolver o equilíbrio, coordenação motora ampla, concentração orientação de tempo e espaço e a identificação corporal. Essas atividades também trabalham com o desenvolvimento social das crianças pois por ter regras simples e fáceis de aprender elas acabam despertando na criança o cuidado com o outro e a consciência de que cada um deve esperar sua vez, ajuda no desenvolvimento da personalidade da criança na questão do ganhar ou perder como exemplo do jogo da amarelinha, que envolve uma competição leve naturalmente estimula o aluno a dá o seu melhor. A experiencia vivida na sala de aula foi bastante gratificante, pois além de ser uma ula descontraída, vivenciamos com a pratica o que de fato as crianças sentem a realizar as variadas atividades  que trabalham o corporal e também o afetivo.

Para que essa atividade lúdica aconteça, é necessário um professor comprometido e ativo e consciente que a educação pelo movimento é uma peça mestra do edifício pedagógico, que permite à criança resolver mais facilmente os problemas atuais de sua escolaridade e a prepara, por outro lado, para a sua existência futura no mundo adulto, essa atividade não ficará mais relegada ao segundo plano, sobretudo porque o professor constatará que esse material educativo não verbal, constituído pelo movimento é, pôr vezes, um meio insubstituível para afirmar certas percepções, desenvolver certas formas de atenção, por em jogo certos aspectos da inteligência.










Discentes: Amália Sousa, Anatalice Santos, Crislaine Santana, Yasmin Carvalho, Grazielle Sousa e Raiane Silva.

Docente: Ana Paula Albuquerque

Curso: pedagogia 2° semestre      Turno: Noturno     Sala: 401 Prédio III Comércio

Referências: Texto Educação Psicomotora

 https://www.tuasaude.com/psicomotricidade/







Nenhum comentário:

Postar um comentário