sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Circuito de Movimento


Psicomotricidade – Circuito de Movimento
Sabemos que a psicomotricidade estuda o movimento corporal mediando os mundos interno e externo do indivíduo. Seu objetivo principal é incentivar a prática do movimento.
Já que o movimentar-se está ligado a equilíbrio, percepção, linguagem, lateralidade e perfil. Podemos então utilizar o circuito de movimento perfeitamente como atividade para as crianças, isso porque ele permite que elas se divirtam, criem, interpretem e se relacionem com o mundo em que vivem expondo suas emoções e trabalhando seu cognitivo.




                             


Nosso Circuito:
A realização do nosso circuito tem como objetivos desenvolver agilidade, atenção, coordenação motora, percepção espacial, desenvolver o equilíbrio, trabalhar a respiração, percepção auditiva, bem-estar.


Materiais Utilizados:
E.V.A. ð pegadas
Bola ð para se arremessada.
Cesto/balde ð para capturar a bola arremessada
Bolinha de ping pong ð para soprar
Corda ð para construir labirinto
Pinos de boliche/ cones ð para pista de zig-zag
Bexiga ð para estourar




1º Etapa: O participante inicia o circuito pulando com os dois pés em cima das pegadas que estarão em direções diferentes. Trabalhando a  lateralidade, desenvolvendo a agilidade a atenção e a toma rápida de decisão.

                                




2º Etapa: Com os dois pés juntos o participante terá que arremessar a uma certa distancia a bola dentro do cesto.  O procedimento deverá ser repetido até que ele acerte o alvo. Com isto é possível trabalhar a atenção, coordenação motora, percepção espacial e equilíbrio.

                                   

 


3º Etapa: Aqui o participante terá que sopra a bolinha para que ela percorra todo o labirinto até chegar ao centro. Nesta etapa será trabalhada a respiração, concentração e atenção que induz ao equilíbrio físico-emocional e aumenta a capacidade de percepção sensorial e mental.


                                



4º Etapa: Esta é a etapa em que o participante vai percorrer o caminho entre os pinos, ou seja, ziguezagueando até o final do percurso. Desta forma será possível trabalhar a lateralidade, coordenação motora e o equilíbrio, utilizando sempre a percepção visual.

 





5º Etapa: A conclusão deste circuito se dará quando o participante sentar na cadeira em cima do balão para que, este estoure. Caso o balão fuja, terá que captura-lo e tentar novamente. Esta atividade desenvolve a coordenação motora, noções de localização e espaço, equilíbrio, atenção,  percepção auditiva e bem-estar.





 

Turma 2018. 2  Pedagogia Noturna - Unijorge Campus  Comércio
Equipe:
Rosenice Barbosa
Eliza Santos
Kássia Kely
Sivanilda Menezes
Ludhiane
Simone Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário