Psicomotricidade
– Circuito de Movimento
Sabemos que a psicomotricidade
estuda o movimento corporal mediando os mundos interno e externo do indivíduo.
Seu objetivo principal é incentivar a prática do movimento.
Já que o movimentar-se está ligado a equilíbrio,
percepção, linguagem, lateralidade e perfil. Podemos então utilizar o circuito de movimento perfeitamente como
atividade para as crianças, isso porque ele permite que elas se divirtam, criem,
interpretem e se relacionem com o mundo em que vivem expondo suas emoções e
trabalhando seu cognitivo.
Nosso Circuito:
A
realização do nosso circuito tem como objetivos desenvolver agilidade,
atenção, coordenação motora, percepção espacial, desenvolver o equilíbrio, trabalhar
a respiração, percepção auditiva, bem-estar.
Materiais Utilizados:
E.V.A. ð pegadas
Bola ð para se arremessada.
Cesto/balde ð para capturar a bola
arremessada
Bolinha de ping pong ð para soprar
Corda ð para construir
labirinto
Pinos de boliche/ cones ð para pista de zig-zag
Bexiga ð para estourar
1º Etapa: O
participante inicia o circuito pulando com os dois pés em cima das pegadas que
estarão em direções diferentes. Trabalhando a
lateralidade, desenvolvendo a agilidade a atenção e a toma rápida de
decisão.
2º Etapa:
Com os dois pés juntos o participante terá que arremessar a uma certa distancia
a bola dentro do cesto. O procedimento
deverá ser repetido até que ele acerte o alvo. Com isto é possível trabalhar a
atenção, coordenação motora, percepção espacial e equilíbrio.
3º Etapa: Aqui
o participante terá que sopra a bolinha para que ela percorra todo o labirinto
até chegar ao centro. Nesta etapa será trabalhada a respiração, concentração e
atenção que induz ao equilíbrio físico-emocional e aumenta a capacidade
de percepção sensorial e mental.
4º Etapa:
Esta é a etapa em que o participante vai percorrer o caminho entre os pinos, ou
seja, ziguezagueando até o final do percurso. Desta forma será possível
trabalhar a lateralidade, coordenação motora e o equilíbrio, utilizando sempre
a percepção visual.
5º Etapa: A
conclusão deste circuito se dará quando o participante sentar na cadeira em
cima do balão para que, este estoure. Caso o balão fuja, terá que captura-lo e
tentar novamente. Esta atividade desenvolve a coordenação motora, noções de localização
e espaço, equilíbrio, atenção, percepção
auditiva e bem-estar.
Turma 2018. 2
Pedagogia Noturna - Unijorge Campus
Comércio
Equipe:
Rosenice Barbosa
Eliza Santos
Kássia Kely
Sivanilda Menezes
Ludhiane
Simone Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário