sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Circuito de movimento para trabalhar a psicomotricidade

  A psicomotricidade tem como objetivo orientar e trabalhar o desenvolvimento motor e também mental, no interno e externo da criança. Ela está nas atividades propostas em sala de aula ou em casa, e são atividades fáceis, divertidas e educadoras.

Um grande aliado da psicomotricidade é a ludicidade, que abre espaço pra criatividade podendo fazer com que criemos qualquer tipo de brincadeira ou jogo, sem precisar de materiais específicos ou comprados, fazendo com que seja fácil trabalhar com a motricidade da criança independente do lugar. Toda criança precisa ter a sua coordenação motora trabalhada assim como o seu desenvolvimento psicológico e caso não seja estimulado acarretará em problemas de aprendizagem que podem ser percebidos tanto pelos professores quanto pelos pais.

Pensando nessas atividades criamos um percurso (circuito de movimento) fácil e eficiente que pode ser utilizado e produzido com qualquer tipo de material. Tendo como alguns dos objetivos: Seguir as instruções, percorrendo trajetos e utilizando um vocabulário adequado, aprendendo, competindo, colaborando, respeitando as regras, utilizar a linguagem verbal para expressar sentimentos. O circuito de movimento pode ser iniciado por qualquer um dos lado, e a velocidade e forma de brincar fica a critério do jogador.

MATERIAIS: Utilizamos papel metro pardo, tesoura, tinta guache, cola glitter, cola branca, durex e piloto para decorar o papel.

PARA MONTAR: Cortamos o papel metro pardo sem tamanho específico, mas que não fosse nem muito grande nem muto pequeno. Recortamos pezinhos e mãozinhas, pintamos de tinta guache(que também fica a critério do confeccionador) e colamos no percurso 1. Com 5 tiras que restaram do papel fizemos um circuito em zig-zag (circuito 2) que cortamos ao meio e colamos, para obter a forma, e outro em linha reta (circuito 3). A decoração de ambos é por sua conta!

Com esses circuitos a criança pode trabalhar a noção de espaço, o equilíbrio, o tempo, a coordenação motora, a comunicação, interação e as capacidades cognitivas.




Centro Universitário Jorge Amado 
Pedagogia/Noturno/Paralela
Docente: Ana Paula Albuquerque 

Equipe : Beatriz de Jesus, Inês Abreu, Lucas Eduardo, Naiara Lago, Rafael Teixeira. 
.

Um comentário: