quarta-feira, 29 de agosto de 2018

  O prazer de brincar em qualquer idade.

Considerando a cultura de mercado atual em que é mais cômodo e prático comprar brinquedos prontos, percebe-se que em alguns momentos faltam aqueles que estimulem o desenvolvimento e a criatividade infantil. Pensando neste propósito de interação e em resgatar momentos de descontração para as crianças devido à falta de tempo e as vezes recursos financeiros, que a nossa equipe decidiu elaborar 4 brinquedos com a finalidade de proporcionar “o brincar” ao maior número de colegas possível. Os brinquedos foram totalmente elaborados em sala com a orientação e supervisão da querida professora Ana Paula. Optamos por dividir os trabalhos e afazeres por melhor destreza pessoal assim, as que tinham mais habilidade com o pincel, pintavam, as que tinham mais habilidade com colagem colavam e assim por diante. Ao final, nossa equipe apresentou para o resto da turma e foi uma folia só! Tanto nós, da equipe, como os outros colegas brincaram, se divertiram, deram risada, interagiram, colocaram o corpo para se movimentar, relembraram os velhos tempos e até a professora entrou na brincadeira.

Brinquedo 01: Jogo da Velha – Ao elaborarmos o Jogo da Velha tivemos como intuito trazer o resgate das tradições, afinal esse jogo foi muito jogado por nossas avós e avôs e passado para as gerações seguintes. É jogo de parceria e rápido, podendo haver desse modo uma troca de parceiros a cada partida.

Material Utilizado: Papelão, tinta azul, verde e marrom, palito de picolé e tampinha de garrafa pet.

Brinquedo 02: Aviãozinho - O aviãozinho veio para que pudéssemos soltar as asas da imaginação, imaginarmos que esse meio de transporte aéreo pode percorrer o lugar que quisermos, basta que balancemos o palito e ele ganha movimento e graças.

Material Utilizado: Barbante, palito de picolé, palito de churrasco e pregador de madeira.

Brinquedo 03 e 04: “Encaixe a bola” – Esses dois brinquedos elaborados pela equipe surgiu da ideia de nos movimentarmos enquanto estivermos brincando, saindo da mesmice de ficar sentado ou parado. A ideia de fato foi trazer movimento corporal e noção de espaço e equilíbrio, além de interação com as pessoas, pois um dos brinquedos “encaixe a bola” é jogado de dupla. Uma pessoa joga a bola e outra tenta encaixar e vice-versa. Já o “encaixe a bola 2” que é jogado sozinho, a pessoa tem que tentar encaixar a bola que está presa por um barbante, devendo ter leveza e noção de força de impulso.

Material Utilizado: Garrafa pet, tinta e barbante.

Equipe composta por: Cleiciele Silva, Edna Nascimento, Emily Santana, Gabriela Barreto, Júlia Fernandes, Lorrana Santos, Maria Galvão e Renata Mendes. 
UNIJORGE - PEDAGOGIA – TURNO: MATUTINO – CAMPUS: PARALELA

Um comentário:

  1. Foi realmente muito interessante. contribui para o desenvolvimento do equilíbrio,da criatividade e,o sem falar que o bolso e a Natureza agradecem. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir