A Importância da Psicomotricidade na
Educação Infantil
É de grande importância que a escola trabalhe
a psicomotricidade com as crianças, contribuindo assim para o desenvolvimento de
suas habilidades, no que diz respeito a melhor elaboração de seus movimentos, motricidade,
estruturação espacial, orientação temporal e lateralidade.
De
acordo com Lovisaro (2016), define psicomotricidade em: a ciência que possui
como elemento de estudo o homem por meio de seu corpo em movimento. A mesma
oportuniza melhor compreensão e domínio do seu próprio corpo, e de suas
competências motoras, cognitivas e afetivas.
O papel da escola é muito importante nessa
questão, na educação infantil a prioridade deve ser ajudar a criança a ter uma
melhor percepção do mundo e de si mesma. Assim compreendendo suas
possibilidades e limitações.
O
papel do professor nesse processo é de mediador, um facilitador que irá
identificar os primeiros apontamentos para o trabalho. O ideal seria que todos
os educadores considerassem a psicomotricidade como um aliado, que contribui
para a qualidade do processo de ensino aprendizagem.
Realizar as atividades psicomotoras em sala
de aula pode parecer de início complicado e dificultoso para o profissional,
mais, atividades simples como: jogo de amarelinha, seguir passos em diferentes
posições, procurar bolinha de gude, empilhar peças, desenhar a si mesmo, pular
corda, entre outras. Podem render relevantes resultados para todas as crianças,
principalmente para aquelas que apresentam: doenças neurológicas,
esquizofrenia, bebês prematuros, déficit de aprendizagem, deficientes físicos e
atrasos de desenvolvimento.
Para o nosso grupo foi de fundamental importância à experiência de apresentar
o circuito de movimento, no evento do Dias das Crianças, realizado pela
Unijorge. Esse primeiro contato com as crianças nos possibilitou identificar a relevância
desse assunto e o quanto precisa ser discutido principalmente por nós futuros
profissionais da educação.
A
psicomotricidade existe nos menores gestos, vai depender em especial do
educador, ter um olhar sensível e atento para a necessidade de cada criança e
cada vez mais inserir a psicomotricidade em sala de aula.
Referência Bibliográfica: Lovisaro,
M. O que é Psicomotricidade. Disponível em: http://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/.
Acesso em 23 de novembro de 2018.
Acadêmicas: Brisa
Sousa, Roberta Martins e Tamya Araújo.
Turma: Pedagogia 2º Período Noturno Paralela.
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