sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Tema Livre 4º Postagem: A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil


A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil

 É de grande importância que a escola trabalhe a psicomotricidade com as crianças, contribuindo assim para o desenvolvimento de suas habilidades, no que diz respeito a melhor elaboração de seus movimentos, motricidade, estruturação espacial, orientação temporal e lateralidade.

  De acordo com Lovisaro (2016), define psicomotricidade em: a ciência que possui como elemento de estudo o homem por meio de seu corpo em movimento. A mesma oportuniza melhor compreensão e domínio do seu próprio corpo, e de suas competências motoras, cognitivas e afetivas.
  O papel da escola é muito importante nessa questão, na educação infantil a prioridade deve ser ajudar a criança a ter uma melhor percepção do mundo e de si mesma. Assim compreendendo suas possibilidades e limitações.



  O papel do professor nesse processo é de mediador, um facilitador que irá identificar os primeiros apontamentos para o trabalho. O ideal seria que todos os educadores considerassem a psicomotricidade como um aliado, que contribui para a qualidade do processo de ensino aprendizagem.
  Realizar as atividades psicomotoras em sala de aula pode parecer de início complicado e dificultoso para o profissional, mais, atividades simples como: jogo de amarelinha, seguir passos em diferentes posições, procurar bolinha de gude, empilhar peças, desenhar a si mesmo, pular corda, entre outras. Podem render relevantes resultados para todas as crianças, principalmente para aquelas que apresentam: doenças neurológicas, esquizofrenia, bebês prematuros, déficit de aprendizagem, deficientes físicos e atrasos de desenvolvimento.


  Para o nosso grupo foi de fundamental importância à experiência de apresentar o circuito de movimento, no evento do Dias das Crianças, realizado pela Unijorge. Esse primeiro contato com as crianças nos possibilitou identificar a relevância desse assunto e o quanto precisa ser discutido principalmente por nós futuros profissionais da educação.

  A psicomotricidade existe nos menores gestos, vai depender em especial do educador, ter um olhar sensível e atento para a necessidade de cada criança e cada vez mais inserir a psicomotricidade em sala de aula.

Referência Bibliográfica: Lovisaro, M. O que é Psicomotricidade. Disponível em: http://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/. Acesso em 23 de novembro de 2018.

Acadêmicas: Brisa Sousa, Roberta Martins e Tamya Araújo.
Turma: Pedagogia 2º Período Noturno Paralela.

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