quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA



Afinal o que é psicomotricidade?

Estuda o corpo em movimento, a partir desse estudo se trabalha questões afetivas, emocionais e cognitivas, tem como principal função, a importância no processo de aprendizagem, onde a criança vai passar a ter domínio e conhecimento do seu próprio corpo, a psicomotricidade é a base que solidifica, evitando às dificuldades na aprendizagem, desenvolvendo a lateralidade, noção espacial, escrita, esquema corporal, interação entre as crianças.

O que a torna essencial no ambiente escolar o uso da psicomotricidade, o aluno que apresenta alguma dificuldade está relacionado a motricidade, pois o ato de movimentar-se está ligado também ao aspecto mental. Como exemplo do movimento da pinça que inicia aos 10 meses de vida do bebê, se não estimulado, encontra dificuldade enquanto criança na escrita ao segurar um lápis.
Vamos trazer um dos pontos essenciais da psicomotricidade na sala de aula, que é a LATERALIDADE que se faz necessário para o desenvolvimento correto da leitura-escrita, preparação do esquema corporal, noção espacial esquerda-direita.



ATIVIDADES QUE TRABALHAM A LATERALIDADE 

– Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada estudante faça essa brincadeira para treinar a lateralidade.
– Pulando em círculos: a professora precisa desenhar círculos pelo chão. A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira, que consiste em uma ordem dada pela educadora: pulem para a direita, pulem para a esquerda. Assim, eles podem treinar a lateralidade saltando de um desenho para o outro.
– Trilhando caminhos: com um roteiro traçado com pegadas de cartolinas pelo chão, o estudante deverá acompanhar o trajeto, sempre falando em voz alta qual o pé está usando, se direito ou esquerdo. Essa atividade é muito útil para a criança não só treinar a lateralidade, mas ficar inteirada quanto à noção dos lados utilizados.
– Pulando de um pé só: o objetivo desta brincadeira é estimular o aluno a desenvolver a capacidade do corpo de trabalhar a parte que ele mais tem facilidade de usar na realização de tarefas.
– Outras brincadeiras/atividades: além das citadas acima, é interessante ressaltar que a criança pode desempenhar várias tarefas por meio de brinquedos. O simples fato de brincar com seus carrinhos, bonecas, bolas e diversos objetos proporcionam a todos uma maneira de treinar diariamente suas habilidades ligadas à lateralidade.
REFERÊNCIA 

NEURO SABER. Atividades que desenvolvem lateralidade. Disponível em: <https://neurosaber.com.br/atividades-que-desenvolvem-lateralidade/> Acesso em: 28 de novembro de 2018
Centro Universitário Jorge Amado
Alunas: Alessandra Malena, Gabriela São Pedro, Laressa Dias, Leide Jane Souza e Neilane Dantas.
Professora: Ana Paula Albuquerque
Disciplina: Corporeidade e Ludicidade
Curso/Turno: Pedagogia – 1º semestre - Matutino

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