Durante nossa caminhada nesses 6 (seis) meses
de aulas teóricas e práticas com a professora Ana Paula, podemos observar a
importância dos jogos como atividade educativa e alfabetizadora em que a
criança aprende a se expressar, socializar, obter coordenação motora, sensorial,
formar seus próprios conceitos, ideias e percepções com os demais dentro da
sala de aula, fornecendo assim o desenvolvimento mental e físico.
De
acordo com pesquisas, entendemos que jogar em sala de aula produz momentos de interação
com os colegas e uma grande aprendizagem, pois é um dos meios mais
estimuladores da construção do conhecimento, a criança sente mais prazer em
aprender brincando do que do modo metódico do dia a dia. O jogo é muito
importante também no processo de desenvolvimento psicomotor como também nas
habilidades do pensamento, aflorando a imaginação e interpretação infantil. É
no brincar que realmente a criança se desenvolve, onde criam e trocam novas
experiências enriquecendo o seu aprendizado e a vontade de aprender sempre
mais. Observa-se também que o jogo facilita o professor no acompanhamento do
raciocínio e a psicomotricidade das crianças enquanto a atividade é realizada podendo descobrir facilmente qualquer
dificuldade e diferença entre eles, além de tornar as aulas mais prazerosas e
divertidas.
Escolhemos o JOGO DAS
SÍLABAS, a turma de organizara em dupla e desperta no aluno a intensificação do
uso do dicionário, enriquece o vocabulário estimulando a escrita correta das
palavras. Cada jogador tem o seu conjunto de sílabas e ao agrupá-las formam-se
palavras e a correção delas é a partir do dicionário.
Turma
de Pedagogia 2018.1 – UNIJORGE CAMPUS PARALELA
Alunos:
Celine Conceição
Eloíza Fernanda
João Marcos Barbosa
Emily Lorrana Ferreira Bomfim
Maria Luciene dos santos
Winnie Lorena
Paloma Barbosa
SEGUE O LINK PARA INSTRUÇÕES DA BRINCADEIRA.
https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário