terça-feira, 27 de novembro de 2018

O BRINCAR LIVRE - HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


   

    Olá, galerinha do nosso blog, estamos aqui mais uma vez para compartilharmos com vocês o imenso prazer que foi a atividade no parque da cidade, e para falar da experiência em que vivenciamos ao lado dos nossos colegas e da professora Ana Paula Albuquerque.
       É com muita alegria que falamos das mascarás africana que é um dos atributos desse povo que tem uma cultura tão vasta e contagiante. “As mascarás representam as etnias africanas”. As máscaras africanas são uma característica essencial e muito rica de informações da cultura africana, possuem vários significados, em tribos de diferentes etnias, usadas para celebrações ou rituais. Essas máscaras podiam ser confeccionadas com palha, cobre, madeira, conchas ou folhas. A nossa equipe o papel.
        O objetivo de levar para as crianças a atividades com mascaras africanas consiste em: “aguçar a imaginação da criança, para que ela faça relação do mundo real com o imaginário”.   
        A nossa atividade se resumiu na confecção das pinturas de máscaras diferentes e cada criança escolhia uma para colorir e colorir e confeccionar com cola colorida e glíter.
        Mas será, que elas sabiam o que estavam pintando? Ao menos tinham noção do que era aquilo que produziam? Bom... algumas, sim, outras não. Por isso que, durante a pintura das crianças, nós levantávamos o seguinte questionamento estimulante ao conhecimento:  ‘’e vocês sabem para quê as máscaras africanas eram usadas?’’, assim explicávamos sobre a importância do adereço. Até que uma feliz situação surgiu... ao lançar o questionamento ao grupo de crianças que ali pintavam, a equipe prontamente respondeu com as mais variadas e coerentes alternativas:
‘’-Tia, essas máscaras eram usadas em festas’’;
‘’-É, e algumas pessoas também colavam na parede. Não só usavam como máscaras.’’
‘’- Os povos africanos acreditavam que as máscaras poderiam fazer chover e trazer os alimentos de volta.’’
... O grupo era composto por crianças de 06 a 08 anos...
E nós, como ficamos diante disto?
Encantadas!
Pois ser educador é promover essa troca de ensinar e também aprender.







Turma Pedagogia - 2º semestre 
Discentes: Juliana Cruz, Milena Lisboa, Raphaela Rosa, Nathalia Isabeli, Vilani Ramos.


REFERÊNCIAS

Disponível em:https://www.geledes.org.br/plano-de-aula-arte-africana-e-suas-influencias/http://www.sjp.pr.gov.br/wp-> Acessado em: 26/11/2018

Disponível em: <https://fernandonogueiracosta-wordpress-com.cdn.ampproject.org/v/s/fernandonogueiracosta.wordpress.com/2015/11/21/mascarasafricanas/amp/?amp_js_v=a2&amp_gsa=1&usqp=mq331AQECAFYAQ%3D%3D#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Ffernandonogueiracosta.wordpress.com%2F2015%2F11%2F21%2Fmascaras-africanas%2F> Acessado em: 26/11/2018.

Disponívelem:<https://www.google.com.br/search?q=MASCARAS+AFRICANAS+PARA+PINTAR&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=NGHa0JJtZIaPM%253A%252CMheyPTSZm8wufM%252C_&usg=AI4_kSxFRaZ_MAucAZUhzYLVb4PllNQXQ&sa=X&ved=2ahUKEwjspuPTufTeAhXMG5AKHXb6C8EQ9QEwAHoECAUQBA#imgrc=NGHa0JJtZ-IaPM> Acessado em: 20/11/2018.







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