quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Nós, Aline Queluz, Dirani Almeida, .Fabiana Monteiro, Miraneide Oliveira,Milena Mercês,Rosália Nataly e Kelly reis....apresentamos um trabalho sobre: Matriz Africana e Cultura Afro-brasileira, na Escola Novo Horizonte, no bairro Sussuarana, no dia 27/11/2018.... em Salvador, BA. Aos alunos do Acelera, (6° ano e 5ª série).


Uma reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.



Realizamos as seguintes atividades:



  • Acolhimento com música e dança;
  • Um breve comentário sobre os temas ;
  • Brincadeiras cantadas:
  • Roda ou ciranda; Escravo de Jó; Brincadeira livre, desenvolvida pelos alunos.



Contação de histórias: A Lenda dos Tambores, etc.Recursos utilizados:Tambores e chocalhos confeccionados por nós,com materiais reciclados.

Painéis:

  • Painel Cantinho da leitura.
  • Painel ilustrativo com figuras da culinária africana,instrumentos musicais e religião.

Lembrancinhas:


Um macaquinho em forma de pirulito com doces, também confeccionados por nós.

Nós apresentamos vestidas com aventais e traje típico africano.


Lanche: bolo de chocolate, balas e refrigerante.



Encerramento com música. Uma adaptação  criada pelo alunos onde sentiram-se envolvidos com os aprendizados a Lenda dos Tambores, etc.


Relato das alunas de Pedagogia em sua experiencia:


Aline Quele

"Apesar de não ter conseguido ir para a escola por motivos de saúde, o tempo em que passei com minhas colegas do grupo na preparação do trabalho, foi muito proveitoso e Interessante. Pois, trocamos idéias e opiniões, confeccionamos,  pesquisamos sobre o assunto e, isso enriqueceu mais o nosso conhecimento."

Dira Barreto

"Tive uma experiência marcante, com os colegas e alunos. Uma verdadeira troca de saberes."

Fabiana Monteiro

"Falar da cultura afro é sempre divertido,colorido e de aprendizado em respeitar as diferenças."

Miraneide Oliveira

"Minha experiência com esta atividade classifico como uma troca de aprendizagem,conhecimento,companheirismo. Pois além de aprender nas confecções dos materiais,das atividades,brincadeiras e jogos,aprendemos mais um pouco sobre Cultura Africana e com as colegas. Foi uma experiência incrível tanto por ser a minha primeira vez que dei aula quanto com a turma que ficamos com aquelas alunas maravilhosas e muito inteligentes."

Milena Merces

"Eu amei a experiência de ontem na escola, apesar de trabalhar com idades bem pequenas, tive o privilégio de ser pró por 1 dia de crianças que estão entrando na adolescência. Amei! Meninas inteligentes, cativantes e confesso que faria outra visita dessa."

Rosália Nataly

"Durante a aula, além da aprendizagem de novos recursos, foi possível também fazer uma reflexão sobre minha prática pedagógica, pensei em tantas coisas que nunca havia parado para pensar. Esse conjunto de aprendizagem e reflexão, foi um estímulo para que eu melhore cada vez mais o meu trabalho com os alunos, então isso foi muito gratificante para mim. "

Kell Reis

"Foi uma experiência maravilhosa, vivi uma união de aprendizagem e trocas de conhecimento com os colegas desde a preparação da aula,  e com as alunas."

  1. Construindo os brinquedos e arte para o tema Matriz Africana















2.

Vamos as atividades!!!!!



3.


Vamos a prática!!!!










4.

Bricando de Escravo de Jó


5.

Lanches com muito amor e lembranças do macaquinho ( Lenda do Tambor)



6.
     Painel Cultura e saberes





Encerramento com lanches e lembranças  que construímos com muito amor.








As meninas bem animadas em trocar com a gente o que aprendeu, encerrando com música cantada por elas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário