segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Jogos Pedagógicos

“ Longe de ser apenas uma reprodução histórica dos saberes, as aulas precisam cativar os alunos para aprender, principalmente, aquém da virtualidade.” ( SUITRAS, Caroline. 2 de janeiro de 2017). 
                  Utilizar de ferramentas pedagógicas para compartilhar saberes com os alunos é fundamental.  Através delas as aulas se tornam mais atrativas e dinâmicas, envolvendo toda turma num processo colaborativo de aprendizagem e desenvolvendo habilidades de formas alternativas.

                 Articular esse momento para obtenção de resultados passa por um longo processo de construção de regras, combinados, organização e valorização do senso coletivo. Evitando a competição e favorecendo o caráter colaborativo. O jogo didático tem a possibilidade da exploração  de diversas disciplinas, contribuindo ainda mais para apropriação de conhecimentos

                A mediação do professor para garantir que cada um participe de forma ativa, sendo protagonista, se posicionando mas, respeitando o outro em suas convicções, havendo assim a compreensão de normas e regras para que se estabeleça o jogo de forma organizada. Oportunizar que os mesmos façam parte da elaboração de combinados e limites envolvendo ativamente no processo é de grande valia para validar a responsabilidade em cumpri-las.


Trocando experiência!!! 

                     Na brinquedoteca fomos orientados a fazer a análise dos jogos pedagógicos  e apos escolher e jogar em grupos, tivemos boas experiência com o jogo de dominó das somas e quebra cabeça dos continentes, essa proposta aluno x aluno promoveu troca de ideias, criatividade, desenvolvimento de habilidades pessoais, o raciocínio lógico e interação entre grupos onde nos divertimos muito, foi mais do que jogar e brincar  foi um excelente experiencia que levamos.

 A mediação do professor para garantir que cada um participe de forma ativa, sendo protagonista, se posicionando mas, respeitando o outro em suas convicções, havendo assim a compreensão de normas e regras para que se estabeleça o jogo de forma organizada. Oportunizar que os mesmos façam parte da elaboração de combinados e limites envolvendo ativamente no processo é de grande valia para validar a responsabilidade em cumpri-las.
Experiência didática


    Atividade desenvolvida para trabalhar com 1 ano do Ensino Fundamental, a disciplina escolhida, ciências, e trabalhamos com o corpo humano. 
O objetivo é que a criança possa identificar as partes do corpo humano através de cards com ilustrações. Analisamos o jogo e percebemos que quando bem planejado pelo docente , alem de proporcionar diversão , representa desafios, e interação  e um aprendizado de maneira divertida. Foi uma experiencia muito interessante e enriquecedora, criada de forma lúdica.
Centro Universitário Jorge Amado
Campus: Paralela
Turma: Pedagogia Turno: Noturno 
Discente: Edenilda Novaes, Ivanluze Silva, Juliane Brasil, Laís Ribeiro e Greicyele Barbosa
Docente: Ana Paula

Um comentário: