domingo, 11 de novembro de 2018

Jogos pedagógicos

Brincar é o ingrediente central da aprendizagem, pois permite que as crianças imitem os comportamentos dos adultos, pratiquem habilidades psicomotoras, processem eventos emocionais, e aprendam sobre o mundo em que vivem. Brincar não é uma coisa frívola. Pesquisas recentes confirmam o que Piaget sempre soube: “brincar é o trabalho da infância.” O brincar livre e o brincar dirigido são essenciais para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas.
Os jogos pedagógicos são recursos que o professor pode utilizar em sala de aula para que o aprendizado se torne mais leve e mais divertido, levando maior interesse da criança através do brincar dirigido, contribuindo e enriquecendo o intelecto e o social da criança.
 Para que a atividade seja produtiva é necessário observar alguns aspectos comportamentais a respeito do grupo que irá utilizá-la, como por exemplo a idade para constatar que o jogo é adequado, as preferências para que não se torne algo chato ou monótono, o tempo, e o seu conteúdo.
Nosso primeiro contato com jogos pré produzidos, foi na brinquedoteca da faculdade, escolhemos um jogo que fosse divertido mas que também incluísse algum conteúdo importante que pudesse ser trabalho em sala de aula, ao mesmo tempo a colaboração em grupo.
O jogo escolhido foi tabuleiro Explorando o Brasil, ele permite conhecer a geografia do Brasil. Jogando e localizando cada Estado e sua capital, além dos principais picos, rios, vegetações e climas distribuídos pelo nosso país. São dois mapas: um com os nomes dos Estados e outro, para dificultar um pouco mais, sem a marcação dos nomes. Um jogo para fixação dos conhecimentos geográficos. Ele é indicado para crianças a partir de 8 anos, podendo ser trabalhado no 2 ano escolar.

Docente: Ana Paula Albuquerque.
Turma: Pedagogia 2° semestre. 
Campus: Comércio
Turno: Matutino

Discentes: Danielle Casaes, Ester Batista, Ivana Gomes, Lais Barbosa, Larissa Silva, Maiara Leonarda, Poliana Assis.


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