Brincar é o ingrediente central da aprendizagem, pois permite que as crianças imitem os comportamentos
dos adultos, pratiquem habilidades psicomotoras, processem eventos emocionais,
e aprendam sobre o mundo em que vivem. Brincar não é uma coisa frívola.
Pesquisas recentes confirmam o que Piaget sempre soube: “brincar
é o trabalho da infância.” O brincar livre e o brincar dirigido são essenciais
para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas.
Os jogos pedagógicos são recursos
que o professor pode utilizar em sala de aula para que o aprendizado se torne
mais leve e mais divertido, levando maior interesse da criança através do brincar
dirigido, contribuindo e enriquecendo o intelecto e o social da criança.
Para que a
atividade seja produtiva é necessário observar alguns aspectos comportamentais a
respeito do grupo que irá utilizá-la, como por exemplo a idade para constatar
que o jogo é adequado, as preferências para que não se torne algo chato ou monótono,
o tempo, e o seu conteúdo.
Nosso primeiro contato com jogos pré produzidos, foi na brinquedoteca
da faculdade, escolhemos um jogo que fosse divertido mas que também incluísse algum
conteúdo importante que pudesse ser trabalho em sala de aula, ao mesmo tempo a
colaboração em grupo.
O jogo escolhido foi
tabuleiro Explorando o Brasil, ele
permite conhecer a geografia do Brasil. Jogando e localizando cada Estado e sua
capital, além dos principais picos, rios, vegetações e climas distribuídos pelo
nosso país. São dois mapas: um com os nomes dos Estados e outro, para
dificultar um pouco mais, sem a marcação dos nomes. Um jogo para fixação dos
conhecimentos geográficos. Ele é indicado para crianças a partir de 8 anos,
podendo ser trabalhado no 2 ano escolar.
Docente: Ana Paula Albuquerque.
Turma: Pedagogia 2° semestre.
Turma: Pedagogia 2° semestre.
Campus: Comércio
Turno: Matutino
Discentes: Danielle Casaes, Ester Batista, Ivana Gomes, Lais Barbosa, Larissa Silva, Maiara Leonarda, Poliana Assis.
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