sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Atividade na escola - Menina Bonita do Laço de Fita

Centro Universitário Jorge Amado
Discente: Adrielle Moura, Ana Paula Silva, Gabriele Oliveira, Iasmim Serpa, Luana Castro e Penélope Miranda
Disciplina: Corporeidade e Ludicidade
Docente: Ana Paula Albuquerque
Curso: Pedagogia / 2º semestre
Ano: 2018.2

Menina bonita do laço de fita


Foi proposta uma atividade na Escola Municipal Novo Horizonte em Salvador, que tinha como alvo o dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O objetivo da equipe era desenvolver essa tarefa em etapas e conscientizar as crianças sobre o dia.

  • 1º etapa - Atividade de acolhimento
Era necessário conhecemos melhor os alunos que ficariam com a gente nas próximas horas. Os nomes, idades, o que gostam de fazer dentro e foram da escola foi perguntando para todos, que com o passar do tempo já tinha se tornado uma grande brincadeira.

  • 2º etapa - História de matriz africana
Apesar da escola já ter todo um trabalho sobre a conscientização desse dia, resolvermos contar de forma leve, engraçada e com o teatro de fantoches (vulgo palitinhos), a história conhecida pela maioria  "A Menina Bonita Do Laço De Fita", de Ana Maria Machado. O cenário e todos os com fantoches foram confeccionados pela equipe tentando ser o mais realista possível. Os alunos adoraram! Ficamos extremamente felizes com o resultado e como as crianças se envolveram na história, afinal foi perguntado depois o que elas mais gostaram, o que entenderam e aprenderam.




Vídeo:


  • 3º etapa - Jogos e brincadeiras africanas / afro brasileiras
Foi decido que essa etapa estaria dividida em duas: relacionada a história que acabamos de contar e com objetos, animais africanos. A primeira brincadeira era bem simples e lembrava uma forca, as crianças tinham entre 1 ou 2 dicas para tentar adivinhar que palavra era (todas baseadas na história).




Enquanto na segunda brincadeira, era também bem simples. Todos foram postos em um círculo sentados no chão, havia uma bola, onde com a mesma deveriam passar para o colega ao lado, um a um, a som de uma música, que quando parasse de tocar ira automaticamente decidir a criança que teria que cumprir o objetivo, afinal ela não poderia mais passar a bola ao colega. A criança escolhida teria que imitar um animais, objeto, algo de origem africana que fosse pedido. Foi extremamente engraçado, elas adoraram e não queriam parar mais.



  • 4º etapa - Encerramento

Infelizmente era preciso nos despedir. Foram escolhidas e levadas impressas para pintura e colagem imagens africanas, assim como, animais típicos do continente. As crianças colocaram a imaginação para funcionar e pintaram, fizeram colagens, da forma como eles quiseram e com diversos desenhos, ao som de música. Logo, depois do divertimento deixamos uma pequena lembrancinha para mostrar todo nosso agradecimento por eles nos proporcionarem um dia tão incrível como aquele. Já queremos voltar!




Algumas fotinhas com eles:








Nenhum comentário:

Postar um comentário