quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Psicomotricidade - Circuito de Movimento

PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade é a integração de funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso.  Tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
A psicomotricidade tem várias formas de aplicações,  voltadas para o uso na escola e a que se destina ao trabalho em clínicas de psicólogos  e psicopedagogos. Sendo assim, para ser aplicada na sala de aula o estudo de todas as áreas de conhecimento que envolve esse tema, deve ser válidos e estudados.  Dentro dos estudos da psicomotricidade temos: o esquema corporal, o tônus, o movimento e a comunicação.
 A forma mais comum de se trabalhar a psicomotricidade na educação infantil e nas séries inicias são a utilização dos circuitos de atividades psicomotoras, esses são definidos por Aranda e Cases como "trabalho realizado numa forma continuada de exercícios que se sucedem, um após o outro, atendendo a técnicas próprias de execução, apresentando um início e um final, bem definidos.

 CIRCUITO DE MOVIMENTO

  CIRCUITO COM A CORDA:

Abrange também os dois tipos de coordenações e para conseguir completa-las o aluno precisa de todos os estímulos ao redor. A andada lateral, em “S”, reta e de costas exige muita concentração, trabalha o equilíbrio, adaptação na base de suporte para não cair e conseguir se locomover e a criança adquire noção da lateralidade

 ANDAR  NA CORDA DE OLHOS VENDADOS:

Na ausência de um sentido a criança desenvolve os outros órgãos sensórias, nesse caso o tato, e consegue se adaptar e completar o percurso

PISAR NOS QUADRADOS:

 Relacionado a coordenação motora grossa e fina pois trabalha o equilíbrio, força e o lado cognitivo pois a cada passagem nos obstáculos a criança cria uma nova alternativa para poder ultrapassa-los .

BRINCADEIRA ESCRAVO DE JÓ:

 Está relacionada a coordenação motora fina pois trabalha a questão da lateralidade do aluno, conhecimento do que estar “dentro” e “fora” e “em cima” e “em baixo”.


As atividades feitas no circuito abrangeram as coordenações motoras fina e grossa dos participantes e aqui vamos explicar quais são essas coordenações e como elas são exercitadas. Coordenação motora diz respeito à capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e é resultado da interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. . A coordenação motora grossa diz a respeito das atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo e são exercitados em movimentos como sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e correr . Já a coordenação motora fina diz a respeito das atividades mais delicadas como escrever, montar quebra cabeça, mover olhos e lábios, desenhar, pintar e manusear objetos pequenos.

DISCENTES:
ELAINE PAIXÃO
JOICE MARTINS
ROZIANA ARAÚJO
JEIZA SILVA
DEISE PASSOS
NOEMI PINTO
SARA HELLEN
DOCENTE:
ANA PAULA
SEMESTRE:
TURNO:
NOTURNO
CAMPUS:
PARALELA




                                                                      


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