PSICOMOTRICIDADE
A psicomotricidade tem várias formas de aplicações, voltadas para o uso na escola e a que se destina ao trabalho em clínicas de psicólogos e psicopedagogos. Sendo assim, para ser aplicada na sala de aula o estudo de todas as áreas de conhecimento que envolve esse tema, deve ser válidos e estudados. Dentro dos estudos da psicomotricidade temos: o esquema corporal, o tônus, o movimento e a comunicação.
A forma mais comum de se trabalhar a psicomotricidade na educação infantil e nas séries inicias são a utilização dos circuitos de atividades psicomotoras, esses são definidos por Aranda e Cases como "trabalho realizado numa forma continuada de exercícios que se sucedem, um após o outro, atendendo a técnicas próprias de execução, apresentando um início e um final, bem definidos.
CIRCUITO DE MOVIMENTO
Abrange também os dois tipos de coordenações e para conseguir completa-las o aluno precisa de todos os estímulos ao redor. A andada lateral, em “S”, reta e de costas exige muita concentração, trabalha o equilíbrio, adaptação na base de suporte para não cair e conseguir se locomover e a criança adquire noção da lateralidade
Na ausência de um sentido a criança desenvolve os outros órgãos sensórias, nesse caso o tato, e consegue se adaptar e completar o percurso
PISAR NOS QUADRADOS:
Relacionado a coordenação motora grossa e fina pois trabalha o equilíbrio, força e o lado cognitivo pois a cada passagem nos obstáculos a criança cria uma nova alternativa para poder ultrapassa-los .
BRINCADEIRA ESCRAVO DE JÓ:
Está relacionada a coordenação motora fina pois trabalha a questão da lateralidade do aluno, conhecimento do que estar “dentro” e “fora” e “em cima” e “em baixo”.
As atividades feitas no circuito abrangeram as coordenações motoras fina e grossa dos participantes e aqui vamos explicar quais são essas coordenações e como elas são exercitadas. Coordenação motora diz respeito à capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e é resultado da interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. . A coordenação motora grossa diz a respeito das atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo e são exercitados em movimentos como sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e correr . Já a coordenação motora fina diz a respeito das atividades mais delicadas como escrever, montar quebra cabeça, mover olhos e lábios, desenhar, pintar e manusear objetos pequenos.
DISCENTES:
ELAINE PAIXÃO
JOICE MARTINS
ROZIANA ARAÚJO
JEIZA SILVA
DEISE PASSOS
NOEMI PINTO
SARA HELLEN
DOCENTE:
ANA PAULA
SEMESTRE:
2°
TURNO:
NOTURNO
CAMPUS:
PARALELA
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