segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Circuito de Movimento - Psicomotricidade

   Transformar o pensamento em ato motor, seria este o sentido da psicomotricidade?

   Sim, e foi exatamente o que fizemos na última segunda-feira (08) através do nosso circuito de movimento. De acordo com o último texto discutido em sala, "um circuito de movimento é uma sequência fechada em que podem ser criadas diferentes propostas de deslocamento (corridas, saltos, equilíbrios, coordenações) que, individualmente, ampliam o "vocabulário motor" do aluno e, coletivamente, exercitam a organização do grupo, tanto na montagem quando na execução do circuito."

   Acreditar que um circuito de movimento se resume a um espaço para se pular, correr e saltar é pouco, é preciso levar a criança a se auto observar, analisar ao seu redor, raciocinar e agir. Em nosso circuito foram desenvolvidas, portanto, sequências de atividades que colocaram o movimento em evidência, levando o(a) participante a considerar mais do que as suas ações, e sim, levar em conta a aquisição da autonomia na prática da atividade. A seguir, algumas fotos do nosso circuito:

       

   Podemos dizer que a psicomotricidade estuda o corpo em movimento e como são desenvolvidas e deliberadas as nossas ações e coordenações, e o circuito de movimento, por sua vez, coloca em prática - literalmente - todas essas distribuições. Distribuímos leitura, raciocínio, vontade, ação, pensamento, coordenação, lateralidade e etc... ao longo do circuito de movimento. Ao trabalhar esta atividade com as crianças, podemos incentivá-las com gestos e palavras ao longo do percurso; formar grupos para desenvolver e estimular o trabalho em equipe; abrir espaço para sugestões de etapas e ideias; tornar o circuito desafiador e enfim, são diversas possibilidades. Após a atividade, é interessante conversar sobre o que foi feito em cada movimento e raciocínio desenvolvido, e como o corpo reagiu a atividade.

Equipe: Juliana Cruz, Milena Leão, Nathalia Isabele, Raphaela Rosa e Vilani Ramos.
Agradecemos a leitura e análise do nosso feito! E lembrem-se: A educação psicomotora e os jogos cooperativos são essenciais para o corpo e a mente da criança.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário