quarta-feira, 5 de setembro de 2018

JOGO DA VELHA

Olá galera do nosso blog!

Nós vamos falar um pouco de ludicidade e do brincar, sobretudo, do nosso querido Jogo da Velha.


Bom, ao falarmos do lúdico entendemos que esse é um momento no qual sentimos prazer, alegria e entrega por algo que gostamos. Quando falamos do brincar, associamos ao movimento, à diversão, à descontração e etc., e logo pensamos em todas as brincadeiras de infância (e da fase adulta também, por quê não?). Quem nunca se rendeu a um bom Jogo da Velha, seja aos 07 ou aos 27 anos? 

Na aula do dia 20/08/2018, mediada pela professora Ana Paula, tivemos a oportunidade de realizar, de forma dinâmica e divertida, a produção de um brinquedo para que logo em seguida pudéssemos brincar e socializar com a turma.
Nosso grupo, a princípio, havia optado pelo Jogo do Trânsito (aguardem as cenas dos próximos capítulos, ele ainda aparecerá aqui), porém a confecção precisaria de mais tempo. Desta forma, optamos pelo Jogo da Velha, por ser um jogo de fácil entendimento e regras extremamente simples, que oferece contribuição para o ensino/aprendizagem desenvolvendo o raciocínio lógico. 
No recreio, na cantina, na casa de férias, ou até mesmo como um passa tempo ao esperar a professora chegar na sala de aula, aposto que todos vocês já jogaram uma partida em que venceram, perderam, ou até mesmo que "deu velha". Esta última expressão é utilizada para designar a partida em que não há vencer ou perdedor, ou seja, a que empata. 
Seus avós já jogaram, seu pai já jogou, você também - isso se não joga ainda -, provavelmente seus filhos jogarão e assim vai... "O Jogo da Velha (ou Jogo do Galo, ou Tic Tac Toe) é milenar, estudiosos de jogos antigos dizem que no Antigo Egito já havia registros de tabuleiros da “Velha” esculpidos em pedras. Caminhando mais na linha do tempo, há rumores que o jogo ganhou este nome porque era brincado pelas senhoras mais idosas nas cortes européias que já não tinham a visão tão boa para bordar."
Seja no Antigo Egito, na corte européia ou na sociedade atual, a ludicidade se faz presente, necessária e influente no nosso desenvolvimento intelectual, social, racional, corporal e etc...

E é na disciplina de Corporeidade e Ludicidade que aprendemos brincando, contagiando toda a turma.

Fiquem agora com os registros do momento lúdico da nossa turma de Pedagogia, ao brincarem com o bom e velho Jogo da Velha:

       

Material utilizado: 
Tesoura
Cola 
Papelão
Tinta guache
Papel colorido 

Equipe: Juliana Cruz, Milena Lisboa, Nathalia Isabele, Raphaela Rosa e Vilani Ramos.

Referência
Disponível em: <https://www.tempojunto.com/2016/05/19/jogo-da-velha-e-uma-brincadeira-para-dentro-e-fora-de-casa-que-estimula-a-velocidade-de-raciocinio/> Acesso em 31 de agosto de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário