sábado, 1 de setembro de 2018




Dobraduras de Papel: Estilo Origami.[1]



CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

AULA: CORPOREIDADE E LUDICIDADE.
COMPONENTES: ALEXSANDRA, CLERIA CARINE LOPES, JEANE CERQUEIRA, JEANE BARROS, MANOELA PINHEIRO E VERÔNICA.
DATA DA ATIVIDADE: 21/08/2018
DOCENTE: ANA PAULA.
CAMPUS: PARALELA.
TURNO: NOTURNO.
CURSO: PEDAGOGIA (2a . SEMESTRE).

Quem disse que impossível se divertir e estudar quando faltam recursos? No nosso primeiro dia da aula de Corporeidade e Ludicidade fomos surpreendidas com uma atividade que a professora havia pedido na aula anterior que era a confecção de um brinquedo educativo, nossas colegas de classe levaram o material adequado para a confecção dos brinquedos escolhidos, nós poderíamos ter pedido um prazo maior a professora, já que iniciamos o nosso semestre com atraso, mas, então pensamos: O que faríamos se chegássemos em determinada escola e não houvesse esse material ? Não brincaríamos? Não nos divertiríamos? Isso nos fez recordar da nossa infância, a maioria de nós não tínhamos brinquedos caros, mas deixávamos de nos divertir? Não! Brincavamos de soldadinhos. ( Quem nunca brincou???) “ Marcha soldado cabeça de papel, quem não marchar direito vai preso pra o quartel” .Ah! Que boas lembranças! Dai foi surgindo idéias e com apenas o caderno da aula pudemos nos divertir criando brinquedos à partir da arte de dobrar. A princípio é uma folha de papel, em questão de segundos, era um balão! Era um simples papel e em segundos, um avião, uma pipa, um jogo de damas, demos asas a nossa imaginação, foi muito lúdico. Quando nos propomos a extrair a ludicidade das crianças só precisamos lembrar que também fomos crianças e dar asas à imaginação. A aula foi revigorante, muito divertida, nem vimos o tempo passar. 
Estudando mais à fundo a arte das dobraduras, descobrimos que "esse brinquedo muito antigo descende dos origames que é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar, o papel foi introduzido pelos monges budistas coreanos, em torno de ano de 610 e os japoneses desenvolveram a sua própria tecnologia usando fibras vegetais extraídas de plantas nativas" (Site da Unesp- Universidade de São Paulo)'
Ajuda a desenvolver à coordenação motora,estimula à concentração, ativa à memória, desenvolve a paciência,ajuda na satisfação emocional,é uma atividade relaxante, estimula o esforço e o trabalho,promove o aprendizado e inclusive é utilizado para tratamento de certos transtornos como a hiperatividade ou dislexia. Referência ( site guia infantil.com)

Quem diria que um brinquedo inocente traria tantos benefícios? Nossa equipe então debatendo o assunto chegou a conclusão que não é únicamente pela arte de dobrar, é que a ludicidade, o prazer em realizar essa atividade faz bem, traz bem estar e melhora a saúde de um modo geral.




  

 


[1] Conforme Soares Amora (2014) Origami é palavra japonesa composta do verbo dobrar.

2 comentários:

  1. Foi uma noite maravilhosa.Onde coloquei em prática o que de melhor tinha dentro de mim. Parabéns a todo nosso grupo que brilhou, mesmo não tendo ferramentas suficientes para a construção de um trabalho mais evoluído.

    ResponderExcluir
  2. Adorei também, ser orofeprof e um dom temos que ter estratégia de ensino, nunca sabemos o que vamos encontrar Oi faltar em uma escola, o inporimpor e saber criar!

    ResponderExcluir